Copel no PRO-Ética

Criado pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto Ethos, o Pró-Ética, tem como objetivo incentivar nas empresas a adoção de políticas e ações necessárias para se criar um ambiente íntegro, que reduza os riscos de ocorrência de fraude e corrupção.  

A decisão de participar da iniciativa reforça o compromisso da Copel com a promoção da cultura de integridade dentro da companhia e proporciona a avaliação externa os mecanismos de integridade instituídos pela Companhia. O relatório de avaliação apresenta uma análise detalhada das medidas adotadas pela Copel e constitui um documento importante para o monitoramento da eficácia do Programa de Integridade.  

É o segundo ciclo consecutivo que a Copel figura nesta lista, o que demonstra o comprometimento cada vez maior da empresa com a prevenção e o combate à corrupção.

Edição 2020-2021

Conforme ministro da CGU, Wagner Rosário, praticamente triplicou o número de empresas aprovadas em relação à edição passada do Programa, e esse salto representa um importante crescimento e amadurecimento das empresas e um reconhecido desenvolvimento da integridade no país.

A participação na iniciativa é voluntária e realizada por meio do preenchimento de questionários de avaliação. Na edição 2020-2021, 327 empresas de todos os portes e de diversos ramos de atuação solicitaram acesso ao programa, das quais 195 foram admitidas e, após o processo de avaliação, 67 empresas foram aprovadas e reconhecidas como Empresa Pró-Ética 2020-2021.

Edição 2018-2019

A edição 2018-2019 do Pró-Ética contou com a participação de 373 empresas de todos os portes e de diversos ramos de atuação. Destas, 222 enviaram o questionário de avaliação devidamente preenchido e no prazo estipulado. Após o processo de avaliação, 26 empresas foram aprovadas e reconhecidas como Empresa Pró-Ética 2018-2019. 

O resultado dos esforços da Copel ficou evidenciado com o recebimento do Selo Pró-Ética 2018-2019. Com isso, a Companhia passou a fazer parte de um seleto grupo de empresas do país com reconhecimento público do comprometimento com a prevenção e combate à corrupção.