
Boletim de evento climático – 13/12/25
13/12 – 8h30 – A Copel informa que equipes de serviços e manutenção estão mobilizadas no atendimento a cerca de 4 mil ocorrências em todo o Paraná, em consequência dos eventos climáticos que atingem o Estado.

13/12 – 8h30 – A Copel informa que equipes de serviços e manutenção estão mobilizadas no atendimento a cerca de 4 mil ocorrências em todo o Paraná, em consequência dos eventos climáticos que atingem o Estado.
Acompanhe todas as novidades sobre o mercado de energia, sustentabilidade, entre outros temas em nosso portal de notícias.

Famílias que querem produzir alimento saudável e retomar o contato com a natureza em meio ao espaço urbano têm cada vez mais oportunidades para praticar o cultivo de hortaliças e legumes em áreas disponíveis embaixo das linhas de energia da Copel. Em 2025, 32 novas hortas foram criadas pelo Programa Cultivar Energia, totalizando 57 unidades ativas em todo o Paraná. O aumento ocorreu principalmente devido a uma atualização nas normas do programa, que agora permitem o estabelecimento de contratos particulares, ou seja, com pessoas físicas ou jurídicas que não possuem necessariamente vínculo com uma associação de moradores. De outubro a dezembro, 26 áreas foram regularizadas para o cultivo, nesta modalidade, em Curitiba. Outras seis hortas implantadas ao longo de 2025 foram criadas a partir de parcerias com o poder público local: três em São José dos Pinhais, e outras três em Ponta Grossa. Ao todo, 128 novas famílias ingressaram no programa. O cultivo da terra pelos hortelões participantes propicia uma série de benefícios: garante acesso a alimentos saudáveis, promove geração de renda e a integração social das pessoas. Além disso, a ocupação ordenada desses espaços urbanos garante um uso seguro das faixas de transmissão, onde não é permitido construir ou plantar árvores de grande porte. Os participantes recebem instruções de segurança pelas equipes da Copel. Na rotina de manejo, algumas normas devem ser seguidas, como por exemplo não permanecer na área em dias chuvosos, não usar fios metálicos nos canteiros e manter o cultivo com uma altura máxima de dois metros. Hoje, o programa Cultivar Energia está presente em 12 municípios: Almirante Tamandaré, Apucarana, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Siqueira Campos e Umuarama. Nestas localidades, são diretamente beneficiadas 778 famílias e um público indireto estimado em 3,1 mil pessoas. A

17 horas – A Copel informa que equipes de campo da companhia seguem na execução de 1,9 mil serviços para o restabelecimento de energia em todo o Paraná por conta de danos à rede elétrica decorrentes dos efeitos dos eventos climáticos severos que atingiram o Estado neste fim de semana, com maior impacto no Leste paranaense. Curitiba, Região Metropolitana e Litoral somam 854 serviços em execução. O maior número de interrupções em

Um balanço feito pela Copel aponta que 3.607 postes precisaram ser substituídos ao longo de 2025, devido a colisões de veículos contra a infraestrutura elétrica, em todo o Paraná. A projeção mantém o tema entre as principais causas externas de interrupção no fornecimento de energia no Estado, com prejuízos que

A opção dos clientes da Copel pelo uso de canais digitais na busca por serviços teve novo crescimento ao longo de 2025: 95% de todas as demandas foram resolvidas sem a necessidade de se deslocar até uma agência ou, ainda, de conversar com um atendente pelo 0800. O avanço é

A Copel está com inscrições abertas para uma nova chamada pública que destinará R$ 40 milhões a projetos de eficiência energética com foco na economia de energia e o combate ao desperdício. São elegíveis projetos de melhorias em instalações e gestão energética de clientes pessoa jurídica da Copel Distribuição, nas áreas industrial, comércio e serviços, residencial (áreas

Famílias que querem produzir alimento saudável e retomar o contato com a natureza em meio ao espaço urbano têm cada vez mais oportunidades para praticar o cultivo de hortaliças e legumes em áreas disponíveis embaixo das linhas de energia da Copel. Em 2025, 32 novas hortas foram criadas pelo Programa
O Aplicativo Copel é um canal de relacionamento disponibilizado para realização de consultas e solicitações de serviços.
É um aplicativo gratuito para smartphones e tablets com sistema operacional Android ou iOS
Comprometida com o bem-estar e o desenvolvimento, a Copel não se limita em levar somente energia elétrica à população. Todas as unidades da Companhia estão sediadas no Brasil, distribuídas em 10 estados. Está presente no dia-a-dia das comunidades de sua área de influência ao promover o crescimento sócio-econômico, responsabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Pioneira no Brasil em estudos e relatórios de impacto ambiental na construção de usinas hidrelétricas, a Copel vem ao longo dos anos praticando importantes ações e programas nessa área, que atestam o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Entre em contato conosco por WhatsApp.
A Copel acredita que empresas sustentáveis agregam valor aos seus negócios, ganhando condições para enfrentar melhor os eventuais riscos econômicos, sociais e ambientais.
O Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), preconiza que as concessionárias de energia invistam em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com vistas à obtenção de soluções originais e inovadoras para problemas técnicos do setor elétrico.
Conheça a história da energia elétrica no Paraná, o caminho da energia e saiba como lidar com ela com segurança. Confira nossos materiais educativos e informativos.
A Copel é uma das maiores companhias elétricas do Brasil. A posição de prestígio da Copel no setor elétrico brasileiro é o resultado de mais de 60 anos de experiência, competência técnica e inovação nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia.