Avaliação de riscos estratégicos

Associada à tomada de decisão da alta administração e ao planejamento estratégico, contempla os principais riscos que possam gerar perda substancial no valor econômico e interferir no alcance dos objetivos de longo prazo da Companhia.

Os principais riscos corporativos são identificados a partir dos referenciais estratégicos e dos ambientes interno e externo, incluídos no ciclo do planejamento estratégico. São avaliados os possíveis impactos nas perspectivas financeira, operacional e imagem. O perfil de riscos corporativos é estruturado entre riscos estratégicos, operacionais, de divulgação e de compliance, considerando para essa segmentação o contexto de cada evento.

Representado pelo Portfólio dos Principais Riscos Corporativos, tem como objetivo consolidar as práticas de gestão de risco adotadas pela Copel, em consonância com seu Estatuto Social, o qual estabelece ser competência do Conselho de Administração a implementação e supervisão dos sistemas de gestão de riscos e de controle interno estabelecidos para a prevenção e mitigação dos principais riscos a que está exposta a Companhia, inclusive os riscos relacionados à integridade das informações contábeis e financeiras e os relacionados à ocorrência de corrupção e fraude. O portfólio também é reportado periodicamente ao Conselho Fiscal e ao Comitê de Auditoria Estatutário, cujas funções incluem a supervisão e a fiscalização da gestão de riscos da Copel.

Ainda, a elaboração do portfólio dos principais riscos abrange o monitoramento do status dos planos de mitigação existentes e a inclusão dos novos riscos.