Programa de P&D da Copel Geração e Transmissão

Os critérios a serem atendidos pelos projetos propostos no âmbito do Programa de P&D da Copel Geração e Transmissão (Copel GeT) estão descritos nos Procedimentos do Programa de P&D do setor elétrico – PROP&D (Procedimentos do Programa de P&D do Setor Elétrico), disponível no site da ANEEL.

Conforme à legislação vigente, uma das premissas do Programa de P&D da Copel GeT é a de que no mínimo 30% dos investimentos em P&D sejam obrigatoriamente destinados para Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas nas regiões N, NE e CO do Brasil, incluindo as áreas de abrangência das respectivas superintendências de desenvolvimento, permitindo, assim, que o avanço tecnológico seja descentralizado.

Além da premissa citada, a Copel GeT dará prioridade às propostas de projetos que também atendam as seguintes características:

  • Projetos de continuidade no âmbito do Programa de P&D ANEEL, preferencialmente da Copel GeT;
  • Projetos cujos resultados considerem benefícios ao consumidor de energia;
  • Projetos cujos resultados tenham aplicações práticas, com foco na criação e no aperfeiçoamento de produtos, processos, metodologias e técnicas;
  • Projetos cujos resultados atendam aos interesses estratégicos da Copel GeT.

Saldo da conta de pesquisa e desenvolvimento

O saldo da conta contábil de P&D da ANEEL da Copel GeT está totalmente comprometido com contratos de projetos de P&D plurianuais em execução

Processo de submissão e análise de novas propostas

Recepção do Formulário de Proposta Inicial de Projetos de P&D (PIP) endereçado à Copel GeT.

Análise do formulário PIP quanto às premissas e prioridades da Copel GeT.  Esta fase é de responsabilidade da equipe de gestão de P&D da Copel GeT.

Consulta às áreas técnicas da Copel GeT para a manifestação de interesse no formulário PIP.

Avaliação realizada pela “Comissão de Superintendentes” e diretoria da Copel GeT.

A equipe técnica da Copel GeT em conjunto com a equipe de pesquisadores da(s) instituição(ões) de pesquisa planejam e preenchem o detalhamento do PIP no sistema FPD (Formulário de Projeto de P&D) da Copel.

Durante o preenchimento do FPD, a equipe de gestão de P&D da Copel GeT contribuirá analisando a qualidade das informações, a suficiência da documentação e atendimento aos critérios estabelecidos pela Copel GeT e regulamentação da ANEEL, cabendo revisão, caso seja necessária.

A proposta detalhada de projeto de P&D (no FPD) é submetida ao colegiado da CP&D (Comissão de P&D da Copel GeT) para avaliação técnica, científica, acadêmica e quanto à sua aderência ao Programa de P&D ANEEL, cabendo revisão, caso seja necessária.

A proposta detalhada de projeto de P&D (no FPD) é submetida à diretoria da Copel GeT para análise de conveniência, cabendo revisão. Se favorável, consideram-se aprovados os recursos financeiros que subsidiarão a execução do projeto, caso contrário, o projeto é suspenso.

Aguardando a disponibilidade de recursos para contratação.

A proposta suspensa será reavaliada sempre que houver a liberação de novos recursos. Caso a Copel GeT ou a(s) instituição(ões) de pesquisa não mantenham o interesse, o proposta é cancelada.

O projeto de P&D é submetido ao processo de contratação na modalidade de dispensa de licitação.

O PIP ou o projeto de P&D está reprovado.