Auditoria interna

A Auditoria Interna da Copel tem como objetivo desenvolver com independência e objetividade a prestação de serviços de avaliação e consultoria a fim de adicionar valor e contribuir para o alcance dos objetivos corporativos, por meio da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada contribuindo para a melhoria da eficácia dos processos, do gerenciamento de riscos, dos controles internos e da governança corporativa, assessorando o processo decisório nos diversos níveis hierárquicos da Companhia. 

O artigo 30, VIII, do Estatuto Social, define como uma das competências do Conselho de Administração aprovar o plano anual dos trabalhos de auditoria interna com apoio do Comitê de Auditoria Estatutário. Dentre as principais atribuições da Auditoria Interna estão:

  • desenvolver e executar o Plano Anual de Auditoria da Empresa, abrangendo a corporação Copel, suas unidades de negócio e participações;
  • executar trabalhos de auditoria demandados pelo Conselho de Administração, Comitê de Auditoria Estatutário e Diretorias da Companhia.

A Auditoria Interna na Copel conquistou a Certificação Internacional de Quality Assessment em 28/03/2019, concedida pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), que representa o Institute of Internal Auditors (IIA Global) no Brasil. A certificação internacional atesta o uso das melhores práticas globais e a conformidade com os padrões internacionais para a prática profissional da auditoria interna. 

Em consonância com o disposto no art. 13, inciso X do decreto 8.945, de 27 de dezembro de 2016, que regulamenta a Lei nº 13.303/2016 (Lei das Estatais), assegurada a proteção das informações sigilosas e das informações pessoais, nos termos da Lei nº 12.527/2011, a Auditoria Interna da Copel divulga seus Relatórios Anuais de Atividades – RAINT no sítio eletrônico da empresa de forma permanente e cumulativa, desde o ano de 2017, com o objetivo de reportar de forma consolidada para a Alta Administração da Companhia as principais atividades realizadas.