Programa de P&D da Copel Geração e Transmissão

Os critérios a serem atendidos pelos projetos propostos no âmbito do Programa de P&D da Copel Geração e Transmissão (Copel GeT) estão descritos nos Procedimentos do Programa de P&D do setor elétrico – PROP&D (Procedimentos do Programa de P&D do Setor Elétrico), disponível no site da ANEEL.

Conforme à legislação vigente, uma das premissas do Programa de P&D da Copel GeT é a de que no mínimo 30% dos investimentos em P&D sejam obrigatoriamente destinados para Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas nas regiões N, NE e CO do Brasil, incluindo as áreas de abrangência das respectivas superintendências de desenvolvimento, permitindo, assim, que o avanço tecnológico seja descentralizado.

Além da premissa citada, a Copel GeT dará prioridade às propostas de projetos que também atendam as seguintes características:

  • Projetos de continuidade no âmbito do Programa de P&D ANEEL, preferencialmente da Copel GeT;
  • Projetos cujos resultados considerem benefícios ao consumidor de energia;
  • Projetos cujos resultados tenham aplicações práticas, com foco na criação e no aperfeiçoamento de produtos, processos, metodologias e técnicas;
  • Projetos cujos resultados atendam aos interesses estratégicos da Copel GeT.

Saldo da conta de pesquisa e desenvolvimento

O saldo da conta contábil de P&D da ANEEL da Copel GeT está totalmente comprometido com contratos de projetos de P&D plurianuais em execução

Organograma do programa de PDI da Copel GeT

O Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Copel GeT, representado na figura, teve como base a Tese de Inovação da COPEL em consonância com os Temas Estratégicos da ANEEL para se definir o Alinhamento ANEEL/COPEL. 

Envolvendo as partes interessadas (diretoria, superintendentes, gerentes, gestores de projetos e do programa de PDI da GeT), desenvolveu-se a TESE DE INOVAÇÃO DA COPEL GET que contém os Territórios Estratégicos da COPEL GeT, composto por temas de fundamental importância, e que devem ser priorizados, para o atendimento das obrigações regulamentadas (Lei 9.991/2000).  

Com os territórios identificados, buscou-se uma visão de mercado para priorizar os temas num Portifólios de PDI COPEL GeT, para os quais as iniciativas de investimento em projetos de inovação deverão ser efetivadas. Tais portifólios são compostos de PROJETOS de PDI da Cadeia da Inovação ANEEL (1) e/ou ações de inovação em seus diferentes níveis de TRLs (2), que serão executados conjuntamente pelos diferentes ATORES DE INOVAÇÃO (empresas de base tecnológica, ICTs, startups, universidades, fabricantes etc.) para que uma determinada demanda estratégica seja levada ao desenvolvimento de novos PRODUTOS para serem INCORPORADOS no âmbito da operação da empresa em prol da Geração de Valor e, portanto, contribuindo para uma COPEL cada vez mais inovadora. 

(1) Cadeia da Inovação é composta por projetos de P&D dos tipos Pesquisa Básica Dirigida (PB), Pesquisa Aplicada (PA), Desenvolvimento Experimental (DE), Cabeça de Série (CS), Lote pioneiro (LP) e Inserção de Mercado (IM). 

(2) TRL, Níveis de Maturidade Tecnológica, em tradução do Inglês. São 9 níveis de TRL (PROPDI). 

Processo de submissão e análise de novas propostas

Recepção do Formulário de Proposta Inicial de Projetos de P&D (PIP) endereçado à Copel GeT.

Análise do formulário PIP quanto às premissas e prioridades da Copel GeT.  Esta fase é de responsabilidade da equipe de gestão de P&D da Copel GeT.

Consulta às áreas técnicas da Copel GeT para a manifestação de interesse no formulário PIP.

Avaliação realizada pela “Comissão de Superintendentes” e diretoria da Copel GeT.

A equipe técnica da Copel GeT em conjunto com a equipe de pesquisadores da(s) instituição(ões) de pesquisa planejam e preenchem o detalhamento do PIP no sistema FPD (Formulário de Projeto de P&D) da Copel.

Durante o preenchimento do FPD, a equipe de gestão de P&D da Copel GeT contribuirá analisando a qualidade das informações, a suficiência da documentação e atendimento aos critérios estabelecidos pela Copel GeT e regulamentação da ANEEL, cabendo revisão, caso seja necessária.

A proposta detalhada de projeto de P&D (no FPD) é submetida ao colegiado da CP&D (Comissão de P&D da Copel GeT) para avaliação técnica, científica, acadêmica e quanto à sua aderência ao Programa de P&D ANEEL, cabendo revisão, caso seja necessária.

A proposta detalhada de projeto de P&D (no FPD) é submetida à diretoria da Copel GeT para análise de conveniência, cabendo revisão. Se favorável, consideram-se aprovados os recursos financeiros que subsidiarão a execução do projeto, caso contrário, o projeto é suspenso.

Aguardando a disponibilidade de recursos para contratação.

A proposta suspensa será reavaliada sempre que houver a liberação de novos recursos. Caso a Copel GeT ou a(s) instituição(ões) de pesquisa não mantenham o interesse, o proposta é cancelada.

O projeto de P&D é submetido ao processo de contratação na modalidade de dispensa de licitação.

O PIP ou o projeto de P&D está reprovado.