A Copel preza pela segurança das estruturas de seu parque gerador e das comunidades que vivem no entorno das usinas e, em cumprimento à Lei nº 12.334/2010 (Política Nacional de Segurança de Barragens) e à Resolução Normativa Aneel nº 6969/2015, conta com Planos de Ação de Emergência – PAEs para as barragens sob sua responsabilidade. O PAE é um documento formal periodicamente testado internamente e revisado, que estabelece as ações a serem executadas na hipótese do nível de segurança da barragem enquadrar-se na situação de emergência e identifica os agentes a serem notificados dessa ocorrência.
Em 2018 e 2019, a Copel Geração e Transmissão realizou reuniões com representantes das prefeituras e coordenadorias de defesa civil municipais para apresentação e entrega dos PAEs.
Em complemento ao PAE, a companhia possui Planos de Ações Emergenciais Operacionais, para contingências que afetam a rotina operacional nas usinas, e um plano específico para atendimento às ocorrências socioambientais, o Plano de Ações para Emergências Socioambientais – PAMA.
Em caso de emergência nas usinas, a Copel emitirá alerta às autoridades competentes.
A Copel também elaborou juntamente com a Defesa Civil um guia com informações importantes para que sua família possa se proteger com rapidez e segurança em caso de enchentes e desastres naturais.
Quer entender como funciona uma usina hidrelétrica? Clique aqui e assista ou clique aqui e leia.
O leito do rio Iguaçu na região das Usinas Governador Bento Munhoz da Rocha Neto (Foz do Areia) e Governador Ney Aminthas de Barros Braga (Salto Segredo) está apresentando um acúmulo de plantas aquáticas.
Entenda por que isso acontece.
No início de 2024, foi registrada uma população maior que o normal de caramujos adultos e ovos da espécie Pomacea canaliculata, em algumas áreas da represa do Capivari, que alimenta a Usina Hidrelétrica Gov. Pedro Viriato Parigot de Souza, em Campina Grande do Sul – Pr.
Endereço
Rua José Izidoro Biazetto, 158
Orleans
81200-240
Curitiba − PR