Usinas

Usinas próprias

Usina hidrelétrica de grande porte (UHE)

Usina termelétrica

Participações societárias

Entenda como funciona uma usina

UHE Gov. Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia):

As visitas são permitidas somente em dias úteis e devem ser previamente agendadas através dos telefones: (42) 3309-2200 ou pelo e-mail: visitas.gbm@copel.com

 
Jardim Botânico:

O Jardim Botânico de Faxinal do Céu, está inserido na vila residencial de mesmo nome, no município de Pinhão/PR e abriga uma coleção de milhares de espécies nativas e exóticas, em uma paisagem que impressiona todos os visitantes. Visitas guiadas podem ser agendada por telefone: (42) 3309-3807. Para visitação sem guia, o Jardim Botânico fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

 
UHE Gov. Ney Aminthas de Barros Braga (Segredo):

As visitas são permitidas somente em dias úteis e deverão ser previamente agendadas pelo e-mail: visitas.gnb@copel.com

 
Museu Regional do Iguaçu:

Localizado às margens do maior rio do Paraná, na região centro-sul do Estado, o Museu Regional do Iguaçu realiza um cuidadoso trabalho de guarda e conservação de elementos que ajudam a contar a história da região. Mantido pela Copel, o Museu está localizado junto à Usina Hidrelétrica Governador Ney Braga. Para agendar uma visita, entre em contato pelos telefones: (42) 3309-2701 / (42) 3309-2702 ou através do e-mail: museu.iguaçu@copel.com. Os agendamentos serão realizados de terça a sexta-feira. Não fazemos agendamento para os domingos, quando há a possibilidade de visitas livres no período da tarde, das 13h às 17h.

 
UHE Gov. José Richa (Salto Caxias):

As visitas são permitidas somente às quartas-feiras e deverão ser previamente agendadas preferencialmente pelo e-mail: visitas.gjr@copel.com ou pelo telefone (45) 3327-7710.

 
UHE Jayme Canet Júnior (Mauá):

As visitas são permitidas somente em dias úteis e deverão ser previamente agendadas pelo e-mail: rubens.silva@copel.com

 
Usina Eólica de Palmas:

As visitas são permitidas somente em dias úteis e devem ser previamente agendadas pelo email: daniel.hoffmann@copel.com ou roger.edu@copel.com.

OBSERVAÇÃO: No caso de excursões escolares, deve ser previsto um professor para cada dez alunos.

A Copel preza pela segurança das estruturas de seu parque gerador e das comunidades que vivem no entorno das usinas e, em cumprimento à Lei nº 12.334/2010 (Política Nacional de Segurança de Barragens) e à Resolução Normativa Aneel nº 6969/2015, conta com Planos de Ação de Emergência – PAEs para as barragens sob sua responsabilidade. O PAE é um documento formal periodicamente testado internamente e revisado, que estabelece as ações a serem executadas na hipótese do nível de segurança da barragem enquadrar-se na situação de emergência e identifica os agentes a serem notificados dessa ocorrência.

Em 2018 e 2019, a Copel Geração e Transmissão realizou reuniões com representantes das prefeituras e coordenadorias de defesa civil municipais para apresentação e entrega dos PAEs.

Em complemento ao PAE, a companhia possui Planos de Ações Emergenciais Operacionais, para contingências que afetam a rotina operacional nas usinas, e um plano específico para atendimento às ocorrências socioambientais, o Plano de Ações para Emergências Socioambientais – PAMA.

Em caso de emergência nas usinas, a Copel emitirá alerta às autoridades competentes.

Copel também elaborou juntamente com a Defesa Civil um guia com informações importantes para que sua família possa se proteger com rapidez e segurança em caso de enchentes e desastres naturais.

Quer entender como funciona uma usina hidrelétrica? Clique aqui e assista ou clique aqui e leia.