A Usina Hidrelétrica Governador José Richa, inicialmente denominada de Salto Caxias, está localizada no rio Iguaçu, na divisa dos municípios de Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu, no Estado do Paraná, a aproximadamente 500 km de Curitiba.
As obras civis para instalação da Usina começaram em 1° de janeiro de 1995 e a produção comercial da primeira unidade geradora ocorreu em 18 de fevereiro de 1999. Um prazo recorde para empreendimentos desse porte construídos no Brasil.
A Usina tem 1.240 megawatts (MW) de potência instalada, dividida em quatro unidades geradoras. Cada um dos geradores pode produzir eletricidade suficiente para abastecer uma cidade com um milhão de habitantes.
O Projeto
A barragem da Usina Gov. José Richa é do tipo gravidade, construída em concreto compactado a rolo (CCR). Ela tem 67 metros de altura máxima e 1.083 metros de comprimento na crista.
O uso do CCR na barragem garantiu menor custo, rapidez de execução e segurança contra cheias durante a construção, servindo de proteção às demais frentes de trabalho. Esse tipo de concreto leva em sua composição baixa quantidade de cimento e foi aplicado basicamente na edificação do corpo da barragem. As áreas onde há contato e atrito com água são revestidas de concreto convencional, também utilizado na construção da casa de força.
O reservatório formado com a construção do barramento do rio Iguaçu tem aproximadamente 141 km² e abrange parte dos municípios paranaenses de Capitão Leônidas Marques, Nova Prata do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Três Barras do Paraná, Quedas do Iguaçu, São Jorge do Oeste e Salto do Lontra.
O vertedouro permite o controle da vazão de água represada através de quatorze comportas do tipo “segmento”, medindo 16,5 x 20 metros cada, permitindo uma vazão máxima de 49.600 m³/s. Isso equivale a 30 vezes o volume médio de vazão das cataratas do Iguaçu.
A tomada d’água, estrutura de concreto com 42 metros de altura, está equipada com quatro comportas que regulam a entrada de água nos condutos forçados – grandes tubulações que levam a água até as turbinas que estão na casa de força. Cada um dos condutos tem 11 metros de diâmetro e 105 m de comprimento.
A casa de força é do tipo abrigada, e conta com quatro conjuntos de turbinas e geradores de energia, cada um com 310 megawatts (MW) de potência, somando 1240 MW de potência instalada na Usina. A energia produzida é suficiente para abastecer quase 40% da população do Paraná.
Operação
A usina é totalmente automatizada e comandada à distância, do centro de Operações de Geração e Transmissão da Copel, localizado em Curitiba e conta, também, com equipes locais altamente qualificadas para os serviços de Operação e Manutenção.