Saúde

Nova sistemática de gestão de saúde já apresenta resultados

Agilidade no processo já triplicou a realização de exames/mês

Maristela Purkot

Desde novembro, o exame médico periódico da Copel, que já era diferenciado por oferecer um check-up bastante completo aos empregados, ficou mais eficiente e focado com a implantação da nova sistemática de gestão de saúde ocupacional, que imprimiu maior agilidade na realização dos exames legais, com melhor qualidade de serviços em menor prazo e com maior comodidade para os empregados.

A ampliação da estrutura de 5 para 25 locais de consultas com médicos do trabalho e a realização dos exames em duas etapas distintas - avaliação ocupacional e preventiva - foram fundamentais para o novo modelo registrar resultados positivos em apenas três meses.

A agilidade do novo processo permitiu a emissão e envio de 4.088 kits de exames periódicos em todo o Paraná, o que significa um aumento de aproximadamente três vezes na relação exames/mês na comparação com o outro formato. "Nesse ritmo, em poucos meses será possível a mudança completa do perfil de atendimento médico da Companhia, o que se traduz em benefício tanto para o empregado, quanto para o empregador", afirma o gerente do Departamento de Saúde Ocupacional, Anísio Calasans.

A emissão do atestado de saúde ocupacional é um indicador que vai além da exigência legal. A avaliação da saúde do trabalhador permite constatar se há condições físicas e mentais para exercer as funções a que se dispõe, ou se após um período de afastamento o empregado está realmente apto a voltar às suas atividades, e também monitorar o efeito do trabalho na saúde dos empregados.

Outra importante vantagem que o novo modelo de gestão de saúde apresenta é a possibilidade de se traçar um perfil mais detalhado da saúde dos empregados e de suas necessidades. Para a diretora de Gestão Corporativa, Yára Eisenbach, "as informações sobre a saúde dos empregados obtidas ao longo dos anos servirão de base para esse mapeamento". "Com essas informações serão implementadas soluções adequadas aos programas de saúde para a prevenção de doenças e para melhor qualidade de vida dos copelianos", conclui Yára.

"A realização de um check-up regular é fundamental e a Copel propicia um periódico muito além do que a legislação pede. Por meio da avaliação do histórico de saúde do empregado, é possível detectar doenças precocemente e recomendar não só tratamentos, mas também mudanças no estilo de vida que vão contribuir para a promoção da sua saúde".






José Roberto Lopes – Sup. de Segurança e Saúde do Trabalho.