Você, copeliano!

Cultura

Analista ambiental da Copel ganha prêmios por causa de suas poesias

Além do dom de lidar com pessoas, o sociólogo Vitor Marcelo Perella Longo, analista socioambiental da Coordenação de Implantação de Programa Socioambientais Empresariais (DMC/SEA/CPSE), também tem o dom das palavras. O copeliano de 31 anos, que escreve desde os 12, conquistou três prêmios com seus contos e poesias. Duas condecorações foram dadas por causa do conto Chuva: briga de cachorro grande!. Já a poesia Quando já não bastam meus olhos foi selecionada para ser publicada em uma antologia da editora Vivara.

O conto premiado de Vitor recebeu 1º lugar 47ª FEMUP de Paranavaí em 2012 (Troféu Barriguda). Ele foi premiado na categoria nacional. Já a segunda condecoração foi recebida por ele no final de abril em Foz do Iguaçu. Seu conto ficou em 3º lugar no Prêmio Cataratas de Contos e Poesia 2013, também na categoria nacional. Cerca de 5 mil poesias foram inscritas e 200 foram selecionadas para fazer parte do livro. Vitor conta que um dia tem o desejo de publicar suas poesias em forma de antologia.

O copeliano Vitor Longo (terceiro da esquerda para a direita) venceu dois prêmios com um de seus contos e teve uma de suas poesias publicadas.


Reconhecimento

Solidariedade faz a diferença

No dia 11 de abril, o gerente do Departamento de Saúde Ocupacional, Anísio Calasans, teve uma grata surpresa com a visita de Marilda Brandalise, que até então ele não conhecia. Em novembro, Marilda, 60 anos, foi atropelada por uma moto ao atravessar a rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, na altura do Shopping Barigui e o Dr. Anísio, que passava pelo local, prestou o primeiro atendimento até a chegada do socorro.

Já recuperada, Marilda soube pelos seus colegas de trabalho que a pessoa que lhe prestou os primeiros socorros foi um médico da Copel. Assim, ela entrou em contato com a Companhia, pois fazia questão de conhecê-lo para expressar-lhe sua gratidão e agradecimento.

No encontro, Marilda, emocionada, contou que foi fundamental a ajuda de um médico até a chegada do socorro, porque muitas pessoas não sobrevivem a um acidente como este, com graves danos cerebrais. "Agradeço a Deus e aos anjos médicos que me atenderam desde o acidente até o meu total restabelecimento", concluiu ela.

"A atitude deste profissional é um exemplo a ser seguido por todos, médicos ou não, já que a solidariedade é o diferencial que torna o mundo melhor. Ele ficará para sempre na minha memória e no meu coração", afirma Marilda.


Educação

Da área técnica para a jurídica

Os copelianos Emanuel Maximiliano Ferraz (UPGNB), Joilze Brasil (UPGNB), Nilton Roberto Cremasco Júnior (UPGNB), Valdecir Humberto e Silva (UPGBM) e Jairo Egino Dutra Garcia (DLSSDC) têm mais que o trabalho em comum. Nos últimos cinco anos, além da rotina de trabalho na empresa, eles dividiram também a rotina dos bancos escolares, frequentando a mesma turma do curso de direito da Faculdade Campo Real, em Guarapuava. Todos colaram grau juntos no início deste ano.

Apesar de compartilharem um sonho comum, cada um deles desenhou histórias próprias ao longo do curso. Cremasco Júnior foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) um ano antes de concluir o curso. Joilze foi a aluna destaque da turma, com média geral de 9,7 em todo o curso. Ferraz foi um exemplo de esforço, já que andava 220 quilômetros para ir e voltar da aula todos os dias. E por aí vão as histórias...

O grupo faz parte do grande número de copelianos que usufruem do benefício do auxílio-educação e todos são unânimes em reconhecer a contribuição da Copel para o êxito acadêmico deles ao incentivar a formação contínua dos seus empregados.


Esporte

Equipe de bolão da ACC se destaca em campeonato

A equipe de bolão masculino da Associação Copel de Curitiba (ACC) se destacou no 19º Torneio Interseleções de Guaratuba, garantindo o 2º lugar em sua chave na fase classificatória e terminando o torneio em 5º lugar, posição que garantiu o título de melhor time de Curitiba. Ao todo, 25 equipes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul participaram da disputa. O destaque da equipe foi Gildartes Tramontina, que fez o ponto máximo do bolão na segunda passada.

Confira os membros da equipe de bolão masculino da ACC e a pontuação final de cada um:

  • Gildartes - 179
  • Grilo - 178
  • João Fariniuk – 178
  • Bittencourt - 177
  • Fábio - 176
  • João C. Janz - 175
  • Valdoir - 172
  • Borba - 169
  • Catapan - não jogou
  • Jaime - não jogou

Instituto de Engenharia

Copeliano é eleito diretor técnico adjunto do IEP

O engenheiro Nelson do Canto Oliveira Saks, do Departamento de Gestão Técnica de Obras da SPG, foi eleito diretor técnico adjunto do Instituo de Engenharia do Paraná (IEP) pela chapa de oposição. No último dia 18 de março foi realizada eleição para os Conselhos Diretor, Deliberativo e Fiscal do IEP. A chapa vencedora para o Conselho Diretor foi a SOU+IEP, de oposição, encabeçada pelo engenheiro Cássio José Ribas Macedo, eleito Diretor Presidente do IEP, por 317 votos contra 234 votos da chapa apoiada pela diretoria que encerra seu mandato. Saks é, também, diretor técnico da Associação dos Profissionais da Copel (APC).

Os componentes da chapa que comanda o IEP agora são:

  • Diretor Presidente:
    Cássio José Ribas Macedo
  • Vice-Presidente:
    Luiz Hélio Friedrich
  • Diretora Administrativa:
    Suely Vivan Taniguchi
    Adjunto: Hirotoshi Taminato
  • Diretor Finaceiro:
    Luiz Eduardo Veiga Lopes
    Adjunto: José Orlando Pereira
  • Diretor Técnico:
    Sergio Sottomaior Arzua Pereira
    Adjunto: Nelson do Canto O. Saks


Dia das mães

Usina Segredo tem homenagem às mães

O grupo de eventos da Usina Segredo (GNB) realizou uma homenagem especial para todas as mães que trabalham por lá. Os empregados elaboraram um vídeo com as participações dos maridos e filhos, com depoimentos e agradecimentos para as mães presentes. Cada uma recebeu, junto com flores, uma cópia do material. A organização da homenagem ficou por conta do grupo formado pelos empregados Valdinelli Ribeiro, Nilva Rufatto, Simone de Cuffa, Odirlei Pícolo, Renata dos Santos e João Alberto Sargentin, com a coordenação de Emanuel Ferraz. O gerente da DPGC, Adrian Tavares de Lira, encerrou a homenagem: "Me sinto orgulhoso por ter participado, devido a importância das mães. Ser mãe é uma dádiva." O vídeo ficou rodando durante um dia todo na entrada da usina.

Algumas das mães homenageadas (em pé) com o grupo responsável pela organização do evento (em baixo).