DISTRIBUIÇÃO

4 milhões de unidades consumidoras

Sim, nós chegamos a este recorde. Fruto do desenvolvimento do Estado, dos investimentos da Copel e da presença da nossa marca em todos os cantos do Paraná

Acompanhando o ritmo de crescimento do Paraná nos últimos dois anos e garantindo a universalização da energia elétrica, a Copel fechou 2012 com um aumento significativo de clientes, ultrapassando a marca de mais de 4 milhões de unidades consumidoras atendidas em seu mercado cativo.

Isso significa que, no ano passado, a Copel passou a fornecer energia elétrica para mais de 10 milhões de paranaenses espalhados por todas as regiões do Estado. “Chegamos ao número histórico de 4 milhões de ligações elétricas mantendo a excelência na qualidade do serviço, graças ao ótimo trabalho de todos os copelianos”, diz o presidente Lindolfo Zimmer.

Além da quantidade de clientes, o consumo de eletricidade no Estado também cresceu - reflexo do crescimento econômico do Paraná e da ampliação do acesso à energia elétrica.

Os bons números da economia do Estado nos últimos dois anos impulsionaram o aumento de consumidores. O incremento se deve tanto aos novos consumidores no mercado cativo como ao aumento de contratos no mercado livre de energia (grandes consumidores individuais que podem escolher as suas supridoras de eletricidade). Estes quase dobraram, saltando de 8 em 2011 para 15 no ano passado.

Investimentos

Para suprir a demanda de 4 milhões de unidades consumidoras atendidas estão sendo distribuídos 600 mil MWh de energia a mais em todo o Estado. Um incremento viabilizado por investimentos recordes: em 2012, a Copel injetou R$ 650 milhões somente na área de distribuição de energia.

Somados aos investimentos, programas sociais garantem que a nossa energia chegue a todos os cantos do Estado e alcance quase toda a população paranaense. Por meio dos programas Luz Fraterna e Luz para Todos, famílias com baixa renda e aquelas que moram em localidades isoladas tiveram acesso à energia elétrica.

Com o Luz Fraterna, quase 200 mil famílias por mês podem usufruir do fornecimento de energia sem ter de pagar conta de luz. Já o Luz para Todos, que garante a universalização do serviço, levou eletricidade para cerca de 77 mil famílias paranaenses até o fim de 2012.

Paraná cresce ainda mais que o Brasil

Em 2011, o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná foi de 4%, contra 2,7% do Brasil. Já em 2012, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), a expectativa é que o crescimento do PIB paranaense também seja maior que o nacional em pelo menos 1%.