RECONHECIMENTO

GPS Copel conquista o Sendi

O eletrotécnico James Gustavo Black Rebelato não cabia em si de contentamento ao retornar do Rio de Janeiro, no final de outubro passado, trazendo na bagagem o troféu de melhor trabalho técnico do XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi), na categoria Geoprocessamento e Integração de Sistemas Técnicos. Coube a ele o privilégio de apresentar para 1.500 especialistas do Brasil o GPS Copel, plenamente instalado em cerca de 1.600 tablets operacionais da Companhia.

Aos recursos já conhecidos da comunicação móvel, a ferramenta agrega, em um só aparelho, o sistema SOD Móvel e o sistema de navegação por GPS com base nos dados cartográficos e elétricos da Copel. Acopladas, essas tecnologias permitem aos eletricistas e técnicos de campo localizar com precisão os domicílios de mais de 4 milhões de consumidores com todas as informações elétricas próximas, ou seja, transformadores, chaves e redes primária (AT) e secundária (BT).

Atualmente lotado no Departamento de Projetos e Obras da Regional Oeste, em Cascavel, James trabalhou intensamente nos últimos seis meses para incluir na última versão do GPS Copel mais de 400 mil tortuosos quilômetros de estradas rurais do Estado, acesso indispensável para atendimento a 373 mil propriedades ligadas à rede de distribuição de energia. Encurtando caminhos, a inovação tecnológica contribui para a redução do tempo de atendimento aos clientes, ao mesmo tempo em que dispensa a impressão de mapas elétricos para eventuais consultas de roteiros no papel. E nada mais será como antes.






Três troféus

Dos 15 trabalhos técnicos apresentados pela Copel no XX Sendi, três foram premiados em categorias distintas:

  • GPS Copel - Navegador GPS para Aplicativos Móveis com Base nos Dados Cartográficos e Elétricos da Copel, de autoria de James Gustavo Back Rebelato (SDO), Geraldo Cezar Correa (STI) e João Henrique Gross (SED).
  • Mapa Temático - Uso de Ferramenta de Geoprocessamento para Gestão dos Indicadores de Continuidade DIC/FIC/DMIC, de Victor Bruno Sartori (SED), em coautoria com Rafael Radaskievicz (SED) e Anderson Carneiro (STI).
  • A Importância da Aplicação de Redes Inteligentes para Integração de Painéis Fotovoltaicos nas Redes de Distribuição, de Julio Shigeaki Omori (SED).