Todos são diferentes entre si, porém com o mesmo valor e mesmo objetivo. É neste sentido que caminha o conceito de igualdade dentro das corporações. Cada empregado tem função específica e importante para o desenvolvimento da empresa e merece o mesmo tratamento e as mesmas oportunidades. Para promover esta igualdade dentro do ambiente de trabalho, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República prega novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional por meio do Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça. A Copel aderiu ao Programa e faz sua lição de casa, garantindo igualdade e respeito entre seus empregados.
O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do governo federal, lançado em 2005 por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e tem o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da ONU Mulheres - entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. Ele tem o objetivo de promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres e entre pessoas de todas as raças nas organizações públicas e privadas e instituições e reafirma compromissos de promoção da igualdade inscritos no art. 5º da Constituição Federal de 1988.
Além de sensibilizar as empresas para a questão da igualdade, o programa também está construindo um banco de boas práticas de gestão que possibilitem a troca de experiências de promoção da equidade de gênero e raça no mundo do trabalho. As empresas e organizações públicas e privadas interessadas fazem a adesão à Edição do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, que é lançado bianualmente, e apresentam à SPM um plano de ação vinculado ao programa para executar durante 12 meses. Para receber este Selo é preciso que a empresa obtenha o mínimo de 70% de execução das ações pactuadas e qualitativamente obter um desempenho no mínimo satisfatório.
Copel já está na 4ª edição do Selo
Na Copel, o programa existe desde julho de 2007. A adesão da Companhia ao programa aconteceu em um evento de conscientização sobre as políticas públicas para as mulheres no Paraná e no Brasil promovido pela SPM. Em agosto do mesmo ano foi criada uma comissão gestora para a instituição do programa de promoção da diversidade, com a finalidade de coordenar políticas e ações corporativas para promover a igualdade de direitos, oportunidades e reconhecimento para todos, independentemente de gênero, raça, etnia e idade, entre outros, contribuindo para a verdadeira inclusão social, dentro e fora da Companhia. A meta atual do comitê gestor é concluir o plano de ação e renovar o Selo de Pró-Equidade de Gênero e Raça referente à sua 4ª edição (instituído corporativamente por uma circular de 5 de janeiro de 2012).
Desde sua implantação, o programa alcançou na Copel resultados significativos
- implementação do comitê Pró-Equidade de Gênero (jan./2010);
- revisão das nomenclaturas dos cargos profissionais a fim de adequá-las à linguagem não sexista;
- inclusão do tema equidade de gênero nas palestras realizadas no Programa de Integração dos(as) novos(as) empregados(as);
- ampliação do tempo da licença maternidade para 6 meses, antes do prazo instituído por lei;
- inclusão de frases alusivas às questões de equidade de gênero e raça nas faturas de energia elétrica;
- palestras educativas sobre prevenção da gravidez na adolescência.
- Obtenção do Selo de Pro-equidade de gênero em 2010, em sua 3ª Edição.
Alguns fatos interessantes atestam que a igualdade já está no DNA da Copel
- pela segunda gestão consecutiva a Copel conta com diretoras mulheres;
- nunca na história da Companhia se viu tantos cargos gerenciais ocupados por mulheres;
- em seus concursos públicos, a Copel pratica a reserva 10% de cotas para afrodescendentes e para pessoas com necessidades especiais.