CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Campanhas destacam cuidados socioambientais

Copel lança uma série de materiais que demonstram os programas e iniciativas desenvolvidos pela Companhia neste contexto

A Diretoria de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial da Copel (DMC) vem realizando uma série de campanhas voltadas à conscientização da população e dos empregados quanto à preservação do meio ambiente e com relação a atitudes ambientais e socialmente responsáveis.

O objetivo é evidenciar as iniciativas e programas desenvolvidos pela Companhia nos diversos aspectos que abrangem a questão. Para isso, vários materiais, informativos ou lúdicos, foram produzidos pela Coordenação de Marketing (CMK) com o intuito de dar visibilidade ao que a Copel vem fazendo, tanto para o meio ambiente como para a sociedade.

Os materiais são distribuídos em eventos, visando o público profissional, ou para a população e geral, inclusive as crianças. O público interno também é alvo das campanhas, uma vez que muitos copelianos ainda desconhecem boa parte das ações que a DMC realiza. Veja a seguir alguns exemplos:

Animais Peçonhentos

Por meio desta campanha, a DMC visa à conscientização das comunidades que moram nos arredores de empreendimentos de geração em fase de construção - como a usina de Colíder e a pequena central hidrelétrica Cavernoso II – quanto aos cuidados com animais peçonhentos, como serpentes, aranhas, escorpiões e lagartas. Por conta das mudanças no habitat, este é o momento em que os bichos aparecem com mais frequência, exigindo cuidado redobrado da população.

Para isso, foram elaborados jogos para crianças e folders e cartazes visando aos adultos. A campanha esclarece as características desses animais, os cuidados para evitar acidentes com eles e como proceder corretamente em caso de ataques ou picadas.

Jogo 24 horas com Sustentabilidade

O material, voltado às crianças, brinca com as nossas ações diárias e a relação que elas têm com a sustentabilidade. Tomar banho demorado, jogar papel de bala na rua, escolher videogame em vez de jogar bola ou plantar uma árvore são atitudes que levam o jogador a avançar ou recuar na trilha do tabuleiro. Chega primeiro quem cuida melhor do meio ambiente e da saúde.

A ideia é mostrar para os pequenos que aprendizado e diversão podem caminhar lado a lado, e que atitudes ambientalmente corretas estão nas escolhas que fazemos no nosso dia a dia.

Ecossistema Copel

Intitulado “Sustentabilidade na prática – Entenda como funciona o ecossistema Copel”, o diagrama alia a definição do tema sustentabilidade ao conceito de ecossistema, comprovando que, para que os recursos naturais perdurem e as relações sociais sejam duradouras, é preciso pensar e agir de forma combinada, aliando desenvolvimento e cuidado com o meio ambiente.

Nesse sentido, o Ecopel (como foi apelidado) mostra que cada programa que a Copel realiza está interligado um ao outro, de forma a criar uma complementação entre as ações.

Percebe-se, por exemplo, que o cuidado com as matas ciliares começa nos hortos instalados em nossas usinas, já que neles são produzidas as mudas usadas para o reflorestamento. E mostra, ainda, que o adubo usado para confeccionar essas mudas é proveniente da compostagem realizada no próprio empreendimento, a partir dos resíduos orgânicos por ele gerados.

Os números e títulos acumulados pela Copel nos últimos anos também estão lá, demonstrando a solidez e credibilidade adquiridos pela Companhia no quesito socioambiental. O material lista, por exemplo, o selo ISE Bovespa, que reconhece as empresas ambiental e socialmente responsáveis listadas na Bolsa de Valores, e programas como o EletriCidadania, que estimula o voluntariado, e de Acessibilidade, que prima pela inclusão.

Livreto e disco dos programas socioambientais

O livreto detalha os programas citados no diagrama Ecopel. Assim, é possível conhecer a fundo, de forma mais ampla e dispondo de mais dados, como a Copel trabalha em cada uma de suas iniciativas. No contraponto, também foi elaborado um material em formato de disco que permite conhecer, brincando, alguns dos principais programas socioambientais da Companhia. Ao girar um ponteiro, o participante visualiza, de um lado da seta, o nome do programa e, do outro, como ele funciona , tudo em poucas palavras. Fácil de assimilar, divertido e eficiente para conhecer o que estamos fazendo em prol das florestas, dos rios, dos animais e, claro, da sociedade.

Vídeo sobre o surubim do Iguaçu

A DMC também acaba de lançar o remake de um vídeo que mostra o trabalho realizado na Estação de Estudos Ictiológicos da Usina Gov. Ney Braga (Segredo). A versão original, gravada na década de 90, foi reelaborada e atualizada – e, agora, pode ser utilizada em eventos e encontros da área, demonstrando o trabalho exemplar realizado na estação.

É graças a esta atuação que a Copel ajudou a salvar da extinção o surubim do Iguaçu, considerado o maior peixe do rio. Abundante até a década de 50, a espécie foi praticamente extinta devido à sobrepesca e, há alguns anos, quase não era mais vista no rio.

Hoje, essa realidade é bem diferente. Os pesquisadores da Companhia desenvolveram, ali, técnicas de reprodução e cultivo de espécies, resultando na produção de cerca de um milhão de alevinos todos os anos, incluindo ainda lambaris tambiú e bagres.

O passo a passo do processo de reprodução artificial é demonstrado neste vídeo, que, em pouco mais de seis minutos, destaca uma iniciativa pioneira da Copel, que reverencia o meio ambiente e o trabalho de nossa gente.