Com investimentos de R$ 52 milhões em projetos de tecnologia e sustentabilidade, a Copel prepara-se para uma campanha de verão de vanguarda. Internet grátis no litoral e nas praias da região oeste, projeto de energia solar nas ilhas e obras para melhorar a qualidade da energia que chega à região são ações que, pelas mãos dos copelianos, já começaram a fazer a diferença na vida de milhares de paranaenses.
Um dos projetos que mais chama a atenção é a internet grátis nas praias, disponibilizada pelo segundo ano consecutivo. O wi-fi da Copel está maior na temporada 2012/2013. Instalados na rede elétrica, mais de 40 pontos vão levar conexão na velocidade de 1MB/s por usuário a oito balneários da costa leste e duas praias do oeste, às margens do lago da usina de Itaipu. A Ilha do Mel também vai contar com pontos de internet nas vilas de Encantadas e Brasília.
Com um raio de alcance de 200 metros, em média, o sistema desenvolvido pelos copelianos da Telecom, além de gratuito, é simples e eficiente. Basta acessar a rede “copel_telecom” e fazer um cadastro prático que o acesso está liberado. A internet está disponível desde o dia 1º de janeiro de 2013 e se estende até o fim do Carnaval.
“Além de propiciar a veranistas de todas as classes sociais conforto, entretenimento e informação durante a operação Verão Paraná, a Copel Telecom desenvolverá alternativas para a utilização do sistema após a temporada, oferecendo o serviço à comunidade de forma comercial”, informa o diretor de Geração e Transmissão de Energia e de Telecomunicações, Jaime de Oliveira Kuhn.
Energia verde
Para combinar com a paisagem verdejante do litoral, a Campanha de Verão também vai marcar o lançamento do projeto de energia solar em que os copelianos vêm trabalhando nos últimos anos. São horas de estudos e de viagens às ilhas para conhecer as características da região e as necessidades de 370 famílias de Superagui, Ilha das Peças e Ilha do Mel que, ainda neste início de 2013, passam a utilizar a energia mais limpa do Estado.
Trata-se de painéis fotovoltaicos que vão transformar a luz solar em energia elétrica. O cuidado com o meio ambiente é percebido até nas redes que vão interligar os painéis: serão todas enterradas. Integrado ao Programa Luz Para Todos, sem custos para os moradores, o projeto combina sustentabilidade com tecnologia: os consumidores vão receber medidores para acompanhar, diariamente, seu consumo de energia.
Juntamente com o projeto de energia solar, a Copel está trabalhando em outro projeto para reforçar a qualidade da energia do litoral. Um cabo submarino vai ligar Guaraqueçaba à Ilha das Peças - e seus moradores, dessa forma, estarão interligados ao sistema elétrico que alimenta todo o Paraná. O cabo, que começou a ser lançado em novembro, vai ser uma segunda fonte de energia a todas as ilhas, diminuindo o risco de apagão na Ilha do Mel: atualmente há um cabo submarino que liga Pontal do Sul às ilhas. Este, com o novo cabo, formará um anel elétrico subsidiado pela energia que vem do continente.
“Todos os copelianos têm trabalhado bastante para que os investimentos no litoral sejam transformados em qualidade de vida para a população. Eu percebo uma motivação muito grande de nossos empregados para transformar esses projetos em uma realidade sustentável”, sintetiza o diretor de Distribuição, Pedro Augusto do Nascimento Neto.
Investimento em prevenção
Como é característico do copeliano, as novidades reforçam o cuidado com tudo o que a Copel já fez no litoral. A rede elétrica da região, que possui mais de 5 mil km de extensão, recebeu manutenção preventiva e reparos para melhorar a continuidade e a confiabilidade do fornecimento energético. Foram R$ 7 milhões investidos para beneficiar a população do litoral não apenas no verão, mas durante o ano inteiro.
Mas, é claro, a temporada é um momento único, em que o litoral recebe mais de 1,5 milhão de visitantes. A cada ano, a equipe do litoral espera ansiosamente a época. E para se preparar para atender todo mundo, eletricistas e atendentes da capital e da região metropolitana vão “descer a serra” para ajudar a garantir que o verão de todos seja tranquilo e cheio de energia.
As agências também abrirão em horário especial para que os veranistas não precisem sair da praia para contatar a Copel. E eles não vão precisar mesmo. Com a diversificação dos canais de atendimento, os consumidores praianos podem entrar em contato com a Companhia pelo atendimento telefônico, pelo celular, pelo aplicativo “Copel Mobile” e pelo site copel.com. Tudo através da internet grátis da Copel: sem precisar sair da areia.
Dever de informar
Junto com os investimentos em qualidade de energia e de atendimento, a equipe da Copel preparou materiais especiais para orientar a população durante a temporada. Informações úteis sobre segurança com energia, uso eficiente e econômico da eletricidade e sobre os direitos e deveres do consumidor foram transformadas em diferentes materiais.
Especialmente para as crianças foi desenvolvida a edição de verão da revista “Desafio Elétrico”. Combinando jogos, cruzadinhas e passatempos com os temas mais importantes relacionados à energia elétrica, a revista já é um sucesso entre os pequenos.
Outro material desenvolvido é um papel-bandeja que utiliza o cenário da praia para mostrar os principais cuidados que devem ser tomados com a energia elétrica, especialmente nessa época do ano.
Os turistas também estão recebendo informações especiais da Copel. Um folder com mapa que identifica as agências da Copel nas praias indica, também, os pontos de internet e divulga os projetos desenvolvidos na região. Uma maneira de mostrar o trabalho que cada copeliano tem desenvolvido para levar luz e satisfação à população de todo o Paraná.