A opção dos clientes da Copel pelo uso de canais digitais na busca por serviços teve novo crescimento ao longo de 2025: 95% de todas as demandas foram resolvidas sem a necessidade de se deslocar até uma agência ou, ainda, de conversar com um atendente pelo 0800.
O avanço é resultado da combinação entre novas funcionalidades disponíveis nos meios digitais, ampliação do acesso à Rede Elétrica Inteligente e consolidação de canais como aplicativo, site e WhatsApp como portas de entrada para serviços essenciais. A preferência dos clientes pelos canais digitais apresenta alta constante desde 2021, quando 80% dos serviços foram resolvidos diretamente por meios digitais.
A digitalização também acelerou a migração das contas de luz em papel para formatos digitais: 2,7 milhões de faturas que antes eram impressas agora chegam ao cliente por meios eletrônicos. Esse é o maior índice do país, o que faz do Paraná referência nacional.
A maior parte destes consumidores – 2,1 milhões – recebe a conta por e-mail. A conta chega via WhatsApp para 376 mil clientes, um aumento de 4,6% ao longo do ano. As duas opções reduzem o risco de extravio e dão acesso mais rápido aos documentos, que valem como comprovante de residência.
Nos locais atendidos pela Rede Elétrica Inteligente, com medidores que transferem a informação de consumo por meio de comunicação digital para as centrais da concessionária, a digitalização traz ainda impacto ambiental positivo: como a leitura é remota e não há necessidade de deslocamentos para entrega das faturas, há redução de emissão de gases de efeito estufa.
Segundo Breno Castro, superintendente comercial da Copel, o avanço dos canais digitais reflete uma mudança de comportamento dos consumidores ainda em andamento: “As pessoas querem cada vez mais resolver as questões cotidianas com rapidez e autonomia. Nosso papel é cuidar da experiência do cliente, para garantir que esse atendimento seja simples, seguro e de qualidade”, resume.
Aplicativo supera 60% da participação
O aplicativo da Copel, com cerca de 1,8 milhão de usuários nas versões para Android e iOS, continua como o canal digital mais procurado para falar com a distribuidora de energia. Em 2024, a participação do app era de 40% na recepção das demandas, índice que aumentou para 61% de todos os atendimentos registrados em 2025.
Além de solicitar serviços, nele o cliente pode acompanhar o histórico de consumo, acessar contas pendentes, sinalizar falta de luz e solicitar serviços comerciais. Nas regiões com Rede Elétrica Inteligente, há ainda mais funcionalidades, incluindo consulta ao consumo em tempo real, alertas personalizados, estimativas para a conta do mês e comparação com o uso médio a energia na região do imóvel.
O site da Copel, que registra 3 milhões de acessos mensais, é responsável por 26% dos atendimentos. Além dos serviços, a plataforma reúne conteúdos sobre arborização urbana, chamadas públicas, consumo consciente e orientações de segurança. Já o WhatsApp, terceiro canal mais utilizado, responde por 5% dos atendimentos. Para acessar o serviço, basta enviar um “oi” para o número (41) 3013-8973.
Os serviços mais buscados pelos clientes nos canais digitais ao longo do ano estão ligados à gestão da conta de luz: consulta a débitos representam 28% das solicitações e o pedido de 2ª via para o pagamento representa 57% dos acessos.
Modernização do acesso presencial
Em 2025, Curitiba ganhou novo endereço para o atendimento presencial aos clientes, no bairro Santa Quitéria. Além de contar com os atendentes, o ambiente novo foi criado com todas as facilidades do atendimento integrado – a estrutura permite que os clientes realizem os serviços convencionais de forma digital com auxílio de atendentes, se necessário. Na capital, a Copel está presente ainda nas Ruas da Cidadania, com totens de autoatendimento e recepcionistas em sete unidades: Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, Fazendinha, Pinheirinho e Santa Felicidade.
Outra novidade em 2025 foi a abertura, pelo Governo do Estado, das unidades Poupatempo, que contam com os serviços da Copel entre outros atendimentos de utilidade pública. O novo serviço já está em funcionamento em Araucária, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Umuarama. No Paraná como um todo, a Copel mantém 411 pontos de atendimento ao cliente.
Com 5,2 milhões de unidades consumidoras atendidas e uma trajetória de 71 anos, a Copel foi reconhecida em 2025 pela segunda vez como a empresa com a melhor plataforma de inovação da América Latina, prêmio concedido pela Comissão de Integração Energética Regional (CIER). A digitalização do relacionamento com o cliente faz parte do conjunto de ações valorizado pela premiação.
Conheça os canais de atendimento digital Copel
Aplicativo: gratuito, disponível nas lojas para Android e iOS
Site: www.copel.com
WhatsApp: 41 3013-8973


