Notícias

Atuação da Copel no Litoral combina reforço no atendimento e orientações sobre uso seguro de energia 

Quatro pessoas na areia da praia, com guarda-sóis ao fundo

Com a temporada de verão movimentando o Litoral paranaense, a Copel segue com diversas ações para atender os veranistas e moradores da região. As inspeções e as manutenções na rede foram reforçadas, assim como o atendimento presencial nas agências de Caiobá, Guaratuba e Praia de Leste. E nesta semana acontecem os últimos dias para curtir o espetáculo “Histórias Eletrizantes”, que orienta sobre o uso seguro de energia. 

De acordo com o gerente do departamento de Serviços da Região Leste, Sidnei Garsztka, a equipe de atendimento operacional foi triplicada para atender as ocorrências no Litoral. “Vale a pena destacar que temos um trabalho intenso todo o ano, quando verificamos, da temporada anterior, o que é necessário para melhorar alguns circuitos e ter uma energia de maior qualidade para o nosso cliente. Ainda fazemos uma inspeção visual e termográfica da rede, e todos esses pontos já são manutenidos antes de dezembro, quando começa nossa maior carga e o maior volume de pessoas”, detalha Garsztka. 

Mesmo com os canais digitais em funcionamento, como a Agência Virtual no site www.copel.com e o aplicativo Copel disponível para os sistemas iOS e Android, a Companhia também reforçou o time que atende presencialmente as agências do Litoral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30. 

FATURA DIGITAL – Para incentivar a adesão à fatura digital, que chega direto por e-mail ao consumidor e evita a emissão em papel, estimulando também o consumo consciente, a Copel tem oferecido o empréstimo de guarda-sóis nas orlas de Caiobá, Matinhos, Guaratuba e Ipanema, em estações próximas às unidades da operação Verão Maior Paraná, promovida pelo Governo do Estado, onde também acontecem atividades recreativas. 

A veranista e cabeleireira Rosângela Gregório aderiu à fatura digital pela facilidade para acompanhar o consumo de energia. “Eu cadastrei já minha fatura digital porque é mais cômodo pro pagamento e pra ver quais faturas já foram pagas”, afirma Gregório.  

O cadastro de fatura digital pode ser feito pelo site www.copel.com ou pelo aplicativo Copel. 

USO SEGURO – Os filhos de Rosângela também participaram da atividade teatral promovida na estação da Copel na orla de Matinhos, que ensina crianças e adolescentes sobre o uso seguro de energia. Os participantes ganham materiais educativos e acessórios de praia, como sacola, boné, frisbee, baldinho e uma tatuagem temporária com a figura do Lucio, eletricista mascote da Copel. “A gente viu uma movimentação e veio conhecer, foi muito legal, porque as crianças aprendem sobre as tomadas, meu pequenininho de oito anos já está com o baldinho dele”, conta. 

Na peça, os atores Carlos Oliveira e Renata Voltolini vivem os personagens Jacuí e Maricota, que investigam na cidade fictícia de Raiolândia as situações em que o uso de equipamentos elétricos pode gerar riscos ou desperdício de energia. Eles mostram como usar de maneira segura o chuveiro, o secador de cabelo e o carregador de celular, e também explicam as diferentes amperagens dos equipamentos.  

O espetáculo “Histórias Eletrizantes” original tem cerca de 50 minutos e é apresentado por Jacuí e Maricota em escolas e eventos da Copel em todo o Paraná. Para as ações de verão, a peça foi adaptada em versão reduzida para contemplar as famílias que circulam pelos espaços do Verão Maior Paraná. 

“Aqui a gente fez uma adaptação em tempo reduzido, mas continuamos passando as informações de segurança com brincadeiras, mágicas e música. A gente fala um pouco sobre a questão do chuveiro, que tem que desligar na hora de trocar a temperatura, o uso do celular, que muita gente usa enquanto está carregando na tomada, o que é perigoso, então orientamos sobre isso, e uma coisa importante é que no Litoral todo mundo está descalço e molhado, então a gente orienta pra não usar equipamentos elétricos quando estiver descalço, fazemos essa orientação para as crianças e também para os adultos”, conta Voltolini. 

As apresentações de Jacuí e Maricota vão até dia 22 de janeiro, das 9h às 12h e das 15h às 18h, na estação da Copel no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná. 

Veja também

Logomarca do programa aluno energia

Estudantes universitários aprovados por meio de cotas para o curso de Engenharia Elétrica em instituições públicas de ensino superior localizadas no Paraná poderão concorrer a

Leia mais
Eletricista sobre escada no alto do poste, de uniforme cinza, com um bastão laranja nas mãos

A Copel oferta gratuitamente um curso de Formação Básica de Eletricista de Distribuição, destinado a homens e mulheres acima de 18 anos com ensino fundamental completo.

Leia mais
Imagem aérea de uma usina solar, com placas azuis em um campo gramado e parte da cidade ao fundo

A energia obtida a partir dos raios solares passa a compor com maior expressividade a matriz elétrica utilizada pela Copel em suas operações internas, com

Leia mais