A Copel informa que, com o empenho de mais de 2,7 mil eletricistas e profissionais de apoio técnico, a empresa retornou ao patamar de normalização operacional no último final de semana, em toda a sua área de concessão, na qual atende mais de 11,5 milhões de paranaenses.
O Paraná foi severamente impactado pela passagem do ciclone extratropical e tempestades que atingiram todas as regiões do Estado. A força dos ventos e a queda de árvores sobre a rede elétrica causou a quebra de 780 postes em toda a área de atuação da companhia.
No pico da crise, cerca de 1,1 milhão de imóveis tiveram o fornecimento interrompido; 44 municípios chegaram a ter o fornecimento de energia completamente interrompido, devido aos danos ocorridos nas redes principais de distribuição, com quedas de árvores e ventos que ultrapassaram 100 km/h em diversas localidades. Em alguns municípios o evento climático se transformou em um tornado categoria F1, segundo o instituto de meteorologia Simepar.
Com a mobilização prévia das equipes, 95% dos clientes afetados foram religados dentro das primeiras 15 horas de enfrentamento à crise. Em casos pontuais mais complexos, com rompimento de cabos e quebra de postes em áreas rurais de difícil acesso, os trabalhos se estenderam por toda a semana.
O trabalho de reconstrução das duas torres na linha de alta tensão derrubadas pelos ventos em Bandeirantes, região Norte do Estado, foi concluído na sexta-feira (25). Os profissionais da companhia seguem em campo, com foco em inspeções técnicas, análise da rede e atendimento pontual de solicitações remanescentes.
A tecnologia esteve presente em todo o trabalho de enfrentamento aos danos causados por este evento climático: desde as previsões que colocaram as equipes em prontidão antes mesmo da passagem das chuvas, até o uso de drones, que auxiliaram na inspeção e detecção dos estragos, e ainda na reconstrução da fiação elétrica em locais mais remotos.
A Copel agradece a parceria com a Defesa Civil e demais órgãos envolvidos nas operações, e reforça seu compromisso com a segurança, a transparência e a melhoria contínua de seus protocolos de resposta a eventos climáticos extremos. Os canais de atendimento seguem à disposição dos clientes no site www.copel.com, aplicativo para celulares, WhatsApp 41 3013-8973 e o telefone 0800 51 00 116.




