As instalações de transmissão de energia elétrica são essenciais para que a eletricidade chegue com qualidade e segurança às residências, comércios, indústrias, escolas e hospitais. A Copel opera linhas de transmissão e subestações de alta tensão (acima de 230 mil volts) seguindo rigorosos padrões técnicos, ambientais e de segurança.
Nesta página, você encontra informações importantes para uma convivência segura com essas estruturas.
As subestações de energia são instalações elétricas responsáveis por adequar a tensão da energia que sai das usinas de geração para níveis compatíveis com o consumo da população.
Dentro das subestações estão os transformadores, equipamentos que aumentam ou diminuem a tensão para que a energia chegue de forma adequada e segura ao destino.
Subestações Convencionais
Geralmente construídas em áreas rurais, regiões menos habitadas ou bairros industriais. Não possuem cobertura e ocupam áreas maiores.
Subestações Abrigadas
Mais comuns em áreas urbanas. São cobertas, contam com isolamento acústico, ocupam terrenos menores e, externamente, muitas vezes não aparentam ser uma subestação elétrica.
O crescimento das cidades, o aumento do consumo de energia e a instalação de novas indústrias demandam a construção de novas subestações. Elas garantem o fornecimento de energia na quantidade e na qualidade adequadas para atender à população.
As subestações da Copel são projetadas e construídas seguindo padrões rigorosos de segurança e utilizam tecnologia avançada para evitar riscos à vizinhança.
Os níveis de campos elétricos e magnéticos ficam bem abaixo dos limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Limites recomendados pela OMS:
• Campos elétricos: até 4,17 kV/m
• Campos magnéticos: até 833 mG
Valores médios nos limites das subestações da Copel:
• Campos elétricos: 0,73 kV/m
• Campos magnéticos: 58,6 mG
Isso significa que morar próximo a uma subestação é seguro.
Mas, atenção: o acesso é restrito!
O acesso ao interior das subestações é restrito às equipes autorizadas da Copel, que são treinadas e utilizam equipamentos adequados para atuar em locais com risco de choque elétrico.
Oriente crianças e adolescentes a nunca entrarem em subestações.
As linhas de transmissão transportam a energia produzida nas usinas até os grandes centros de consumo. Elas passam por áreas urbanas e rurais e são fundamentais para o fornecimento de energia a todas as regiões do país.
Ter uma linha de transmissão próximo de casa é seguro, desde que as regras da faixa de segurança embaixo da linha sejam respeitadas.
O uso inadequado da faixa de segurança pode causar acidentes graves e interrupções no fornecimento de energia.
Se você identificar:
Entre em contato com a Copel.