Gestão

Nossa Energia: o novo programa de gestão de desempenho

Em maio, a Copel deu início à implantação do Nossa Energia, o novo programa de gestão de desempenho para os seus empregados, sob a responsabilidade da Diretoria de Gestão Corporativa (DGC), através da Superintendência de Recursos Humanos (SRH), com a participação direta dos gestores.

Com critérios padronizados e transparentes, o programa foi estruturado para estimular o diálogo entre gerentes e empregados. Além disso, é uma importante ferramenta de gestão para promover o desenvolvimento e a valorização de seus empregados com base no seu desempenho, bem como para alinhar e vincular o desempenho dos empregados ao alcance dos objetivos estratégicos da Companhia. O Nossa Energia considera os valores da Copel e a produtividade, explicitando o que é esperado dos copelianos por meio de suas competências e resultados.

"O programa é um marco na história da Copel no que diz respeito à avaliação de desempenho dos empregados. É pela primeira vez que, no mesmo instrumento, serão avaliadas as competências organizacionais essenciais para se estabelecer um padrão desejado de comportamento dos empregados de forma alinhada à cultura da Copel e também serão mensurados os resultados decorrentes das metas corporativas, da diretoria e da superintendência estabelecidas em nosso Planejamento Estratégico. Este programa deixa a Copel na vanguarda dos modelos de avaliação do desempenho presentes nas empresas que buscam a excelência em gestão", explicou o superintendente de RH, Luiz Carlos Cavanha Jr.

"A iniciativa do Programa Nossa Energia é muito oportuna como forma efetiva para fortalecer o vínculo do desempenho dos empregados à direção estratégica da Companhia. Alguns pontos que merecem destaque são, em minha opinião, a qualidade e consistência do programa, o estabelecimento de critérios padronizados para toda a Companhia, a redução substancial da subjetividade na avaliação dos comportamentos esperados e a associação a políticas de desempenho", afirmou o gerente do Departamento de Operações da STI, Luiz Carlos Beraldi.

Capacitação gerencial

De 10 a 27 de junho, foram realizados os eventos de capacitação gerencial sobre o programa, conduzidos pela Superintendência de Recursos Humanos (DGC/SRH), em parceria com a DGC/UniCopel, para apresentá-lo aos gerentes e orientá-los quanto ao seu papel na disseminação e na gestão do desempenho do Nossa Energia.

Ao todo, foram 21 apresentações de quatro horas de duração cada, resultando em 84 horas de treinamento e cerca de 500 gerentes capacitados. As turmas foram distribuídas nas cidades de Cascavel, Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba.

Na ocasião, também foi entregue o kit gerencial, composto por apresentações, cartazes e folders explicativos. Assim, com a participação ativa no treinamento e os materiais disponibilizados, os gerentes tornaram-se aptos a divulgar o Nossa Energia aos empregados.

"Como todos os gerentes, eu também participei da capacitação gerencial do novo programa. A forma como o programa foi apresentado foi participativa e inovadora. A minha percepção é de que o gerente terá uma ferramenta para reconhecer o comprometimento do empregado com os resultados da Companhia e os empregados terão um caminho aberto ao diálogo e ao questionamento de como seu trabalho contribui para o resultado da empresa", analisou a superintendente de Gestão de Ativos de Geração e Transmissão, Ana Rita Xavier Haj Mussi.

O Nossa Energia implica em mudança de cultura e comportamento e a continuidade e seriedade no processo vai gerar amadurecimento das pessoas na gestão de desempenho empresarial.