Geração

Cavernoso II está operando

A Pequena Central Hidrelétrica Cavernoso II começou a operar comercialmente com plena carga em julho. A capacidade total instalada da PCH é de 19 megawatts - o suficiente para atender ao consumo de uma cidade com aproximadamente 50 mil habitantes.

O início de operação de Cavernoso II marca a retomada pela Copel da construção de pequenas centrais hidrelétricas. "Trata-se de uma estratégia bastante eficaz para propiciar novas oportunidades de crescimento social e econômico às diferentes regiões do Estado, ao mesmo tempo em que diversificamos a matriz energética", diz o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer.

"É a segunda grande obra da Copel que inauguramos. Elas trazem muitos benefícios para o Paraná e os paranaenses, principalmente a garantia de abastecimento de energia de qualidade", afirmou o governador Beto Richa durante a inauguração da Usina.

R$ 120 milhões

A PCH Cavernoso II foi construída pela Copel entre os municípios Virmond e Candói, no centro-oeste do Paraná, com investimento de R$ 120 milhões. Sua concessão foi arrematada no leilão de fontes renováveis de energia realizado em agosto de 2010, quando a Companhia negociou a eletricidade a ser produzida em contratos de longo prazo, com 30 anos de duração. A nova usina situa-se a poucos metros da Pequena Central Hidrelétrica Cavernoso I, construída na década de 50 e que opera com 1,3 megawatt de potência.