Comprometimento

Nossa energia está no "5S" em Londrina

O engajamento de um profissional nas causas da empresa onde trabalha é algo bastante subjetivo, mas quando o entusiasmo permeia toda uma equipe ele vem à tona e se torna perceptível a qualquer um. No caso da Divisão de Almoxarifado Norte, só não vê quem não quer: o comprometimento do grupo é nítido, principalmente para quem conheceu o espaço antes e depois da implantação de melhorias relacionadas aos preceitos do Programa 5S.

Nos últimos meses, o setor de armazenagem em Londrina ganhou nova organização. Porém, a mudança não se restringe a uma melhor classificação dos materiais, ou à sinalização dos estoques; também abrange alterações estruturais, como a adequação da altura das estantes aos dois metros permitidos pela Norma Regulamentadora 35 e reformas que garantirão acessibilidade ao barracão principal.

De acordo com o gerente Amarildo Martins de Souza, a filosofia dos cinco sensos está no "DNA do almoxarifado", pois a organização e logística de toda a empresa passam pela área, que ele conhece bem: são 26 anos de experiência no assunto, desde que foi convidado a integrar a equipe do almoxarifado em Cascavel, em 1987.

Após passar pela região Noroeste, ele foi convidado em novembro do ano passado a comandar o almoxarifado em Londrina, e logo contou com o engajamento do grupo para a promoção de mudanças, o que, segundo ele, é fundamental para que o programa funcione: "O 5S não é composto de aspectos externos, ele tem que estar dentro das pessoas", afirma.

Por isso, após as reuniões realizadas inicialmente, de sensibilização e planejamento, a equipe implantou em sua rotina uma conversa quinzenal sobre o tema, com o objetivo de manter viva a cultura do 5S e também absorver as ideias novas que vão surgindo.

Assim, o movimento que começou no barracão principal já está se estendendo para a área de recebimento de sucatas, o pátio e também as sedes do almoxarifado em Apucarana e Cornélio Procópio.

Um dos integrantes do Setor de Armazenagem Londrina, Leandro Noivo Barbosa, diz estar satisfeito com as transformações no ambiente: "No começo dá muito trabalho, mas quando a gente alcança aquilo que esperava, é muito bom. Você já chega até mais animado para trabalhar", comenta ele, que destaca entre as melhorias a agilidade que o grupo ganhou nas atividades do dia a dia. "É tudo muito mais rápido", atesta.

EM NÚMEROS: O almoxarifado de Londrina...


- Movimenta 500 toneladas de materiais por semana

- Administra cerca de 2 mil itens diferentes

- Preserva no estoque um patrimônio orçado em R$21 milhões