Início de 2011. Esta foi a época em que os profissionais de todas as diretorias da Companhia começaram um trabalho integrado com a área de Planejamento para preparar uma proposta de Referencial Estratégico para a Copel. Logo mais, em abril de 2011, a diretoria da Copel se reuniu na Usina Gov. Ney Braga para discutir a proposta e definir os novos rumos estratégicos da Copel até 2020.
Após a definição do Referencial Estratégico foi elaborado o Planejamento Estratégico, por meio da revisão do Mapa Estratégico da Companhia. Para isto, foram redefinidos os Objetivos Estratégicos em função da nova visão da Copel de ser Simplesmente a Melhor da Década. Essa redefinição estratégica permitiu a formulação de indicadores e metas pertinentes à visão da empresa e que pudessem atingir todos os empregados.
As metas da Copel definidas no Planejamento Estratégico, o qual foi aprovado também pelo Conselho de Administração, foram arrojadas e abrangeram todos os negócios da atividade principal da empresa – geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica – e negócios em áreas complementares __ distribuição de gás canalizado, saneamento, telecomunicações e serviços especializados de engenharia.
Foram traçados indicadores de visão para nortear as ações da empresa, aspecto fundamental para a estrutura do trabalho. Para o negócio Geração e Transmissão o indicador escolhido foi o Market Share. Já para o negócio Distribuição foram escolhidos como indicadores a classificação no Prêmio Abradee, ser a melhor empresa para se trabalhar no segmento, obter mais pontos na carteira de Sustentabilidade do DJSI/ Dow Jones e a relação EV/EBITDA.
Pela primeira vez desde abril de 1994, quando se tornou uma Companhia de capital aberto com ações negociadas em bolsa, a Copel divulgou ao público seu planejamento estratégico de longo prazo, informando à sociedade e ao mercado investidor quanto e em quais atividades pretende vir a se expandir, considerando um horizonte de 10 anos. O Planejamento Estratégico da Copel será revisado anualmente, a fim de alinhar-se às mudanças de cenários externos e internos.
Painel Estratégico e Cockpit
Para ajudar os empregados a entender melhor e a acompanhar a evolução das metas da Copel, a Coordenação de Regulação e Planejamento (CRP) e a Coordenação de Planejamento Empresarial Integrado (CPLI) criaram painéis estratégicos e cockpits (painel de controle). Lá estão disponíveis todos os indicadores de metas criados pelas áreas a fim de atingir a visão da Companhia.
Revisão do Planejamento Estratégico – 2012 -2020
Com o objetivo de se alinhar às mudanças do mercado que ocorreram ao longo do ano de 2011 e parte de 2012, a Copel realizou, em julho e agosto deste ano, a revisão do seu Planejamento Estratégico com a elaboração de cenários para todos os negócios da empresa. Nesse trabalho, que contou com a participação de vários profissionais, fez-se uma análise das mudanças que a Copel pode estar sujeita nos próximos anos. O objetivo é estar preparado para maximizar os pontos fortes da Companhia e atuar mais veementemente nas fraquezas.
Estratégico, que também já foi aprovada pelo Conselho de Administração da Copel, possibilitou que todos os negócios revissem suas metas e com isso definissem seus programas e projetos, de forma a ter um portfólio aderente às estratégias delineadas pela empresa.
Disseminação
É importante que todos os empregados conheçam as estratégias da empresa e as ferramentas de gestão existentes para que estejam alinhados à busca da visão de ser Simplesmente a Melhor da Década. Para conhecer este conteúdo, os empregados devem acessar a Intranet, pelo caminho Corporativo> Planejamento e Gestão Empresarial.