Telecom

Rede de fibra óptica da Copel deve alcançar 100% do Paraná em 2012

Até junho deste ano, a rede já alcançou 90% dos municípios paranaenses

Marcelo Rothen

Ainda em 2012, o Paraná se tornará o primeiro Estado brasileiro a oferecer conexão em banda larga em todo o seu território, em condições reais de competitividade, graças ao forte ritmo de expansão da rede de fibra óptica da Copel Telecom. Em junho, ela alcançou 90% dos 399 municípios paranaenses.

A rede de banda larga oferece a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de cidades digitais, democratizando o acesso à informação e possibilitando um salto econômico para a região de influência destes municípios. Em estudo recente, o Banco Mundial estimou um crescimento de 1,2% no PIB para cada 10% de expansão da banda larga.

Bom e barato

A fibra da Copel leva competitividade a locais não atendidos por grandes operadoras, ou onde os preços são muito altos, segundo Antônio Carlos de Melo, superintendente da Copel Telecom. “O provedor que adere ao Plano Estadual de Banda Larga (PEBL) promove a inclusão digital a partir de uma banda larga mais barata e de excelente qualidade, induzindo para baixo os preços médios de mercado praticados nos municípios atendidos por poucos provedores”, destaca.

Empresas e órgãos de governo também se beneficiam da grande capilaridade da rede de fibra óptica da Copel Telecom. O Tribunal de Justiça já deu início à interligação de quase 200 órgãos em suas comarcas, e o Governo Estadual tem a meta de integrar todas as suas instalações no Paraná até 2014. Além dos prédios administrativos, serão interligados hospitais e postos de saúde, escolas, delegacias etc.

Parceria garante transmissão conjunta de vídeo e voz em banda extra larga

A Copel Telecomunicações e a Sercomtel firmaram um acordo, no início de 2012, de colaboração para oferecer serviços de internet ultrarrápida e telefonia a clientes corporativos. A Sercomtel tem como principais acionistas a Prefeitura de Londrina e a própria Copel, atuando principalmente nas áreas de telefonia fixa e celular.

A parceria permite acesso à internet, transferência de dados e conexão à telefonia fixa da Sercomtel por meio da rede de fibras ópticas da Copel Telecomunicações, com velocidades de até 100 Mbps. Os produtos que serão comercializados ganharam o nome de solução BEL (de Banda Extra Larga) e estão disponíveis desde já a 60 mil pequenas e grandes empresas