Com o objetivo de ampliar seu parque gerador de forma sustentável, a Copel criou, em 2012, a Diretoria de Novas Energias, que está sob o comando do engenheiro químico Henrique José Ternes Neto. O trabalho inicial da nova diretoria está voltado à energia eólica, no entanto, outras fontes, como a solar e a biomassa, também estão recebendo atenção especial.
A iniciativa de criação da DNE vem ao encontro do uso crescente das novas tecnologias para a geração de energia por meio de fontes alternativas e das pesquisas e investimentos que a Copel tem feito neste sentido. Segundo o diretor Henrique Ternes Neto, a energia eólica já está consolidada e é a grande fronteira de expansão de geração hoje.
DE OLHO NO FUTURO
O poder dos ventos é o principal foco da Diretoria de Novas Energias, mas não é o único. “Há uma série de prospecções em torno de outras tecnologias para geração de energia elétrica, como a solar e biomassa, que vão merecer atenção especial da Copel. Um exemplo é a geração térmica com biomassa da indústria canavieira”, conta o diretor.