GESTÃO DE PESSOAS

Administração de excelência com foco na expansão

Por ser uma diretoria com atividades “meio”, a Diretoria de Gestão Corporativa – DGC tem como razão de existência contribuir para que os negócios da Copel alcancem seus objetivos e resultados. Com planejamento, criatividade e agilidade, a DGC trabalha para otimizar recursos e inovar em processos, a fim de que a Copel tenha pessoas bem preparadas, para que a segurança do trabalho seja altamente qualificada, para tornar a comunicação interna ainda mais dinâmica, enfim, para buscar a excelência em todas as ações administrativas estratégicas a fim de prestar à Copel suporte para que os objetivos corporativos sejam cumpridos.

“Temos que construir novos caminhos, otimizar recursos e inovar em processos, pois só assim estaremos preparados para os desafios e as mudanças”, afirma a diretora Yára Christina Eisenbach.

Nesse contexto, desde 2011, a DGC lançou programas, melhorias e inovações em sintonia com o processo de expansão da Copel.

Programa de Gestão de Pessoas

Tratar as pessoas da empresa como personagens principais para alcançar o crescimento dos negócios: esta é a perspectiva da Copel em relação aos seus empregados. A Copel implantou, em 2011, o Programa de Gestão de Pessoas, com foco na preparação e no crescimento dos seus profissionais.

Remuneração e Resultados

Os empregados da Copel são o grande diferencial competitivo da Companhia. A primeira iniciativa do programa foi o novo Plano de Cargos e Salários, que teve na unificação de carreiras e na revisão de pré-requisitos para ascensão na carreira exemplos das mudanças nas ações de gestão de pessoas. Nessa linha, também estão sendo feitos os projetos de mapeamento de competências, gestão de desempenho e meritocracia, gestão do conhecimento e sucessão de carreira.

Capacitação e Desenvolvimento

Universidade Copel - UniCOPEL

Instituída em 2012, a UniCOPEL foi criada com o objetivo de aperfeiçoar os programas de educação continuada e de gestão do conhecimento para todo o corpo de empregados, com foco na execução das estratégias empresariais. São prioridades da Copel a retenção de talentos, a atualização e a capacitação dos empregados, motivando-os a permanecer e a crescer na empresa, alinhando seus objetivos pessoais e profissionais à missão da Companhia: prover energia e soluções para o desenvolvimento com sustentabilidade.

Líderes para o futuro/ MBA de Formação de Lideranças

A Copel investe na formação de seus futuros dirigentes. Por isso, lançamos no início de 2012 o MBA de Formação de Lideranças in company, em parceria com a Estação Business School. O objetivo é formar um banco de talentos para ocupar futuros cargos de gestores e líderes na Copel. Ao todo, 90 alunos que passaram por um processo seletivo rigoroso – que envolveu 520 participantes – estão cursando o MBA. A primeira turma está em andamento e em 2013 terá início a segunda turma.

BEL i9

Por meio deste programa, a Copel incentiva o empreendedorismo inovador no Paraná. A organização de um fórum permanente de discussão sobre o papel das redes no desenvolvimento sustentável do Paraná e a incubação de novos negócios são motes do projeto, que já conta com recursos da ordem de R$ 15 milhões obtidos pela Copel junto à Financiadora de Estudos e Projetos - Finep, ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

Estes recursos possibilitarão, por exemplo, a construção de 9 laboratórios no Campus da Indústria, área da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) localizada no Jardim Botânico, em Curitiba. Os espaços servirão à incubação de conteúdos digitais e serviços de valor adicionado para as redes de banda larga e são fruto de uma parceria firmada recentemente entre Copel e Fiep.

Além de conteúdos para banda larga, o BEL-i9 também servirá ao desenvolvimento de projetos de saúde e qualidade de vida, bem como de tecnologia no esporte. Todos os negócios serão desenvolvidos por meio de parcerias com universidades e outras instituições – como a firmada com a Fiep -, resultando em produtos e serviços que poderão ser comercializados na própria plataforma tecnológica do BEL (banda extra larga).

Babel

Um dos objetivos da Copel é capacitar seus empregados à fluência em outros idiomas, haja vista a expansão dos negócios e a formação de parcerias com grandes grupos internacionais. Daí o lançamento, este ano, do novo programa de línguas estrangeiras da Companhia, batizado Babel. O grande diferencial é que a capacitação dos empregados para a fluência de outros idiomas passou a ser um programa de Treinamento & Desenvolvimento, implementado pela UniCOPEL com o acompanhamento de uma consultoria especializada em gestão de idiomas.

Mandarim

Ainda dentro do programa Babel, a Copel está capacitando com aulas de mandarim os empregados que vão trabalhar diretamente nos dois consórcios entre Copel e a chinesa State Grid Brazil Holding para construção de subestações e linhas de transmissão na região Centro-Oeste e Norte do Brasil. As aulas começaram no final de agosto.

As aulas de mandarim estão sendo realizadas in company, na sede da Copel, com a participação de 15 empregados.