Uma ferramenta para crescer

Mais do que um sistema para gestão, o ERP vai permitir que a empresa evolua, torne-se mais competitiva e garanta um crescimento sustentável. Entenda como funciona

por Andréa Bordinhão

O atual desenho de competitividade do mercado demanda cada vez mais que as informações de negócios e processos estejam alinhados para a melhor gestão.

A gestão empresarial integrada não é, portanto, apenas um termo da “moda”, pois tem papel vital nas organizações de todos os segmentos e portes e requer tecnologia que possibilite ampliar a capacidade analítica dos gestores, imprimindo maior rapidez e consistência às decisões corporativas de forma a viabilizar o crescimento estruturado da empresa com inovação e lucratividade.

Focada no crescimento sustentável, a Copel já está inserida nesta realidade do mercado e vem adotando diversos mecanismos que garantam não só a integração empresarial, mas também a excelência em gestão. Exemplo disso é a implantação do Sistema de Gestão Empresarial Integrada, mais conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning), em janeiro de 2012.

O ERP é, na verdade, uma solução que permite armazenar todas as informações da Copel em um único lugar e integrálas de forma segura, garantindo a credibilidade dos dados e a transparência dos processos. Um exemplo simples: uma nota fiscal inserida no sistema em Ibaiti aparece imediatamente para todas as áreas envolvidas com o assunto. Isso faz do ERP um importante gerador de diferenciação estratégica.

Após concluída sua implantação e com todas as suas potencialidades exploradas, o ERP gera ganho de produtividade e redução de custos, ajudando a empresa a atingir padrões internacionais de gestão. “Além de ser bom para os negócios, o ERP é importante para a imagem da empresa perante o mercado, pois sabe-se que uma empresa que utiliza um sistema com esse perfil possui controles que garantem processos seguros e em acordo com órgãos reguladores nacionais e mundiais”, explicou a diretora de Gestão Corporativa, Yára Eisenbach.

Estudos realizados pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pela Wharton University of Pennsylvania mostram que a utilização de sistemas de gestão SAP ajuda a elevar o valor de mercado da empresa em até 13% ao final do projeto. Além disso, as pesquisas mostram que as companhias têm um ganho de 16% em aumento de produtividade, por conta da eficiência operacional.

COMO FUNCIONA

Antes de explicar como funciona o ERP, é importante destacar que, na Copel, o sistema ficou conhecido como SAP; contudo, SAP é a empresa que desenvolveu esse sistema. Há no mundo várias empresas que desenvolvem o ERP e, no caso da Copel, a SAP faz parte do Consórcio Araucária, que ganhou a licitação. Somente do setor elétrico, 20 das maiores concessionárias do país já utilizam esse sistema.

O ERP agiliza os procedimentos empresariais e sua eficiência está diretamente relacionada à devida alimentação do sistema com os dados corporativos. Por isto, esta primeira etapa de implantação requer bastante trabalho e adequação aos procedimentos dos respectivos processos.

Para a implantação do ERP, a Coordenação de Implantação do ERP/CIS (CIE) da DGC reuniu os empregados de todas as áreas integradas pelo sistema e todas as empresas que fazem parte do consórcio. Atuando em cinco frentes __ recursos humanos, financeira, contábil, suprimentos e business inteligence __, a CIE contou com um líder de cada uma dessas frentes para coordenar a alimentação do sistema e as adaptações necessárias. “Colocamos 67 sistemas antigos dentro do ERP. Daí a necessidade da máxima dedicação de todos para que a operação obtivesse bom êxito para o pleno funcionamento do ERP, seja através do repasse de informações corretas para alimentação do sistema, seja pelo empenho em aprender a usar essa ferramenta eficientemente, explicou o superintendente da CIE, Maximiliano Orfali.

Desde o ano passado, a Copel tem investido em preparação e treinamento dos empregados para a implantação do ERP. Segundo Max, a Copel continua disponibilizando cursos e dinâmicas de trabalho para que se tenha o máximo proveito desta ferramenta.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO ERP PARA A COPEL
  • Integração de todas as informações da Companhia.
  • Segurança e credibilidade das informações.
  • Agilidade na gestão dos processos para a tomada de decisões.