HOTSITE

UHE José Richa ganha hotsite exclusivo

Ferramenta dá novo corpo à divulgação de informações sobre o empreendimento e programas ambientais desenvolvidos no entorno

A Usina Hidrelétrica Governador José Richa (UHEJGR), também conhecida como Salto Caxias, ganhou em março um hotsite inteiramente dedicado à história do empreendimento e sua inserção no contexto socioambiental da região onde está localizado, no Baixo Iguaçu.

O trabalho - que envolveu DGT, DMC e DGC - vem atender a uma das condicionantes para a renovação do licenciamento ambiental da usina e servir de exemplo para as iniciativas que se seguirão relativamente a outros empreendimentos da Copel.

Uma forma eficiente de levar as informações sobre a usina, o hotsite da UHEGJR está disponível no endereço www.copel.com/ uhejosericha e promove, de forma completa e criativa, o conhecimento sobre a história da usina, as informações técnicas do empreendimento e os programas desenvolvidos em prol do meio ambiente e da sociedade local.

Ao explorar a informação visual com fotos e infográficos, tem-se um parâmetro da grandeza da usina e das ações desenvolvidas, bem como de sua importância para o desenvolvimento do Paraná.

Desde os programas que deram origem ao plano básico ambiental até os projetos de repovoamento de peixes, de reflorestamento e de monitoramento da qualidade da água, o hotsite enfatiza a forma como a Copel dá continuidade aos cuidados e ao cumprimento da legislação no que se refere ao meio ambiente. “Desenvolvemos uma série de ações voltadas ao cuidado ambiental e, ainda, à inserção da comunidade nessas atividades. O hotsite é uma ferramenta que documenta esse fato, fornecendo informações que demonstram os resultados do nosso trabalho”, enfatiza o diretor de Meio Ambiente e Cidadania da Copel, Gilberto Mendes Fernandes.

Fica fácil visualizar, também, o porte e a tecnologia empregada na obra ao compararmos a quantidade de material utilizada em Salto Caxias à de monumentos mundialmente famosos. Você sabia que o concreto usado para construir a usina equivale ao de cinco estádios do Maracanã? E o aço, a três torres Eiffel? Pois essa é uma das informações que constam no hotsite. Além disso, é possível conferir uma série de fotos que ilustram a história do empreendimento desde o início das obras, em 1995, até os dias de hoje, numa linha do tempo que pontua as imagens ano a ano.

Didático, o hotsite explica ainda quais os principais componentes de uma usina hidrelétrica, com dados e informações sobre a casa de força, a barragem, o reservatório e o vertedouro, por exemplo. “É uma importante fonte de pesquisa, já que pode ensinar crianças e adultos sobre o que é uma hidrelétrica, como funciona e qual seu papel no contexto das comunidades onde está inserida, bem como no desenvolvimento do Estado”, explica o diretor de Geração e Transmissão da Copel, Jaime de Oliveira Kuhn.

DIVULGAÇÃO

O hotsite da UHEGJR foi apresentado oficialmente aos empregados da usina no dia 22 de março. Além de torná-los conhecedores do conteúdo, a reunião de apresentação abriu a possibilidade de tornar cada empregado num multiplicador na divulgação desta ferramenta, que foi elaborada como parte das ações do plano de comunicação da usina.

O plano contemplou não apenas o hotsite, mas também a produção e distribuição de folders informativos sobre o empreendimento e seus programas ambientais, palestras nas escolas e a veiculação de spots de rádio nos municípios de entorno. Além disso, foram feitos cartazes para divulgar o novo endereço eletrônico, o qual ficará disponível, além da página da Copel na internet, nos sites das prefeituras dos municípios envolvidos pela hidrelétrica.