QUALIDADE DE VIDA

Polos e Usinas da Copel ganham academias ao ar livre

  • Polos e Usinas da Copel ganham academias ao ar livre

Os Polos do km3 e do Atuba, em Curitiba, e as usinas Segredo, Foz do Areia, Caxias e GPS ganharam equipamentos de ginástica ao ar livre e barras para alongamento. Batizados de Espaço Energia e Saúde, a inauguração dessas academias aconteceu no final de março, em Curitiba. Em alguns locais, como o Polo km3, além dos aparelhos, há pista para caminhadas.

“Era um anseio de todos ter um espaço para praticar atividade física, descansar, se energizar. Eles foram pensados e feitos com muito carinho”, afirmou a diretora de Gestão Corporativa (DGC), Yára Eisenbach. Segundo Yára, a academia ao ar livre do Polo km3 vai ser ampliada no futuro em parceria com a Fundação Copel. “Vamos instalar, inclusive, um espaço para prática de yoga”, contou.

O Espaço Energia e Saúde é um projeto que está no papel há três anos e em 2011 recebeu o incentivo da diretoria da Copel. O Polo km3 recebeu o projeto-piloto. O local foi escolhido porque muitos empregados que trabalham no Polo já têm o hábito de caminhar no próprio estacionamento ou nas ruas próximas no horário de almoço ou no fim da tarde.

“Este espaço faz parte do Programa Energia e Saúde. Queremos cada vez mais estimular a prática de exercícios físicos visando a melhoria na saúde dos empregados e incentivar o uso da bicicleta como forma de transporte mais sustentável”, afirmou a diretora da DGC.

A sustentabilidade está presente em parte dos materiais que compõem o espaço. No Polo km3, a passarela, os corrimões, as laterais das barras de alongamento e os bancos foram feitos de madeira reaproveitada. Apenas os aparelhos foram comprados. Toda mão de obra também veio de dentro da Companhia. Além do espaço, uma pista para caminhadas de 1,6 mil metros foi demarcada entre os blocos do Polo.

EFEITOS POSITIVOS

O supervisor do Setor de Administração de Condomínios do Polo km3, Gilson Bertotti, já estava aproveitando o local antes mesmo da inauguração. Além de se exercitar, Bertotti está usando o espaço como estímulo para parar de fumar. “Desde que comecei a me exercitar aqui consegui diminuir o cigarro”, afirmou. Bertotti é o primeiro exemplo da influência positiva do espaço.