TELECOMUNICAÇÕES

Copel Telecom e Sercomtel se unem para oferecer serviços em banda extra larga

Empresas juntaram forças para oferecer transmissão de dados, vídeo e voz em altíssima velocidade a clientes corporativos

por Marcelo Rothen

A Copel Telecomunicações e a Sercomtel firmaram um acordo de colaboração, no final de março, para oferecer serviços de internet ultrarrápida e de telefonia a clientes corporativos. A parceria permite acesso à internet, transferência de dados e conexão à telefonia fixa da Sercomtel por meio da rede de fibras ópticas da Copel Telecomunicações, com velocidade de até 100 Mbps. Os produtos que serão comercializados ganharam o nome de solução BEL (de Banda Extra Larga).

Presente à cerimônia, o governador Beto Richa classificou a aliança como um passo importante para tornar o Paraná o primeiro Estado Digital brasileiro. “São duas parceiras naturais, que norteiam suas atividades pelos critérios do interesse público e da sustentabilidade dos negócios, e que serão imprescindíveis em nossa estratégia para a digitalização do Paraná, ao levar infraestrutura de ponta em transmissão de voz e de dados aos segmentos empresarial e de administração pública e, num segundo momento, para toda a população”.

UNIVERSIALIZAÇÃO

Atualmente, a Copel opera um anel de fibras ópticas que já alcança 303 municípios no Paraná, interligando clientes corporativos e instituições públicas com internet em alta velocidade. A meta do governo estadual é alcançar as 399 cidades do Estado até o final de 2012, universalizando o acesso à rede mundial de computadores no Paraná.

“Será a maior rede de fibras ópticas do País não operada pela teles, e com uma capilaridade sem igual em qualquer Estado brasileiro”, disse o diretor de Geração e Transmissão de Energia e Telecomunicações (DGT), Jaime Kuhn. Segundo ele, a cidade de Curitiba já possui uma capilaridade de fibras ópticas comparável à das cidades mais desenvolvidas do mundo, o que já permite caracterizá-la como uma cidade digital.

PARCERIA ESTRATÉGICA

“A parceria entre Copel Telecom e Sercomtel abre um novo horizonte de atuação para as duas empresas, que já operam no setor de telecomunicações, porém, em segmentos distintos”, afirmou o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer.