TURISMO

Anda nervoso? Vá pescar!

Copeliano de Londrina experimentou o turismo de pesca em Ita Ibaté, na Argentina

  • Sergio Fujita é gerente do Departamento de Projetos e Obras da SDT.

Você já deve ter lido ou ouvido por aí a expressão “Tá nervoso? Vai pescar!!!”, certo? Pois foi o que resolvemos fazer, entre os dias 27 de março e 1º de abril deste ano. Eu, copeliano, e três colegas aposentados – Oton Jean Marcori, João Grassi e Luiz Carlos Uyeno – realizamos um belo passeio à vizinha Argentina, com destino ao município de Ita Ibaté, um centro de pesca esportiva em pleno Rio Paraná, localizado na província de Corrientes.

Saímos de Londrina às 14h30, em um ônibus fretado, com parada para um belíssimo jantar com show musical na churrascaria Rafain, em Foz do Iguaçu. Chegamos a Ita Ibaté às 7h. Daí em diante, foram quatro dias de pesca em confortáveis lanchas, com visual incrível do rio, pôr do sol e jacarés, entre outras benesses ofertadas pela natureza. Quem está acostumado a uma pescaria mais rústica poderá estranhar o esporte regado à mordomia, com direito a almoços e jantares espetaculares, além de um piloteiro que ajuda em tudo, ou seja, a pôr isca, arremessar, tirar enrosco, embarcar o peixe, etc.

Nós fomos atrás apenas dos exemplares de dourado e pintado e pudemos nos deliciar com a emoção de fisgar alguns deles. Porém, é bom atentar a uma curiosidade: na Argentina, o embarque do peixe dourado está proibido há cinco anos, o que tem preservado e repovoado o rio com muitos exemplares. Portanto, pode-se fisgá-lo, mas é preciso devolver ao rio. No caso do pintado, o tamanho mínimo do exemplar para embarque é de 85 centímetros; os que estiverem abaixo desta medida devem ser todos devolvidos ao rio.

Terrível mesmo foi suportar o calor de sol duplo no meio do riozão: o sol de cima, que exige a proteção com chapéu, e o de baixo, reflexo do sol na água, que não tem solução. É de rachar mamona... Veja algumas fotos para aguçar a vontade e preparar-se para embarcar!

Programe-se!

Em julho, Ita Ibaté sedia o “Concurso do Mercosul”, evento que premia a pesca de voga e pacu. Fundada em 1865, a cidade tem aproximadamente 3 mil habitantes e também se destaca pelo turismo ecológico e religioso. O nome quer dizer “Pedra Alta”, em guarani. Mais informações em www.argentinaturismo.com.ar.