Notícias

Websérie da Copel aborda relação entre trabalho decente e crescimento econômico

O terceiro episódio da websérie Energia da Sustentabilidade trata dos desafios relacionados ao trabalho decente e o crescimento econômico, tema do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8, um dos priorizados pela Copel na Agenda 2030, junto aos ODS 7, ODS 9, ODS 11 e ODS 13.   

A série foi lançada em março de 2021 e busca aproximar funcionários, consumidores, fornecedores e parceiros das ações que a Companhia vem fazendo para atingir as metas sustentáveis estabelecidas para a próxima década. 

O ODS 8 é um dos objetivos prioritários do setor elétrico brasileiro e fala de promover crescimento econômico sustentável, com emprego pleno e trabalho digno e inclusivo. São dez metas que buscam promover melhoria da renda e das condições de trabalho das pessoas, garantindo que todos e todas tenham acesso ao trabalho decente com produtividade, dignidade e segurança. 

Diversidade 

Isso envolve respeito à diversidade de gênero, raça e sexualidade, assim como a inclusão de deficientes, migrantes e refugiados. Dados de 1995 a 2020 do Ministério da Economia apontam que mais de 55 mil trabalhadores foram resgatados de trabalhos análogos à escravidão, o que mostra que em pleno século XXI ainda há muito o que avançar em relação ao tema. 

Na pandemia, as mulheres têm sido mais afetadas, pois são maioria entre os desempregados e acumulam trabalhos domésticos e de cuidados, ambos não remunerados. 

Diminuir a informalidade, assim como acabar com a desigualdade salarial entre homens e mulheres, negros e brancos, também é fundamental. Na área de segurança, zerar acidentes com energia elétrica é um dos principais objetivos do setor, já que a atividade envolve risco fatal. 

Quer saber o que a Copel está fazendo para atingir o ODS 8? Confira o vídeo no canal da Companhia no YouTube ou visite a página de webséries da Copel.

Podcast 

Acompanhando o lançamento do terceiro vídeo da websérie, tem também o episódio 3 do podcast Energia da Sustentabilidade, com a cientista social da Copel, Gabriella Ane Dresch, o professor e doutor em direitos humanos Marco Aurelio Serau e a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), Margaret Matos de Carvalho. 

Os convidados debatem os avanços da legislação nos últimos anos e comentam o caminho ainda a ser trilhado para ampliar os direitos humanos no trabalho. 

Desenvolvimento sustentável 

A websérie Energia da Sustentabilidade é uma realização do programa EducaODS, da Coordenação de Sustentabilidade Empresarial e Governança Corporativa da Copel. 

Na Companhia, a Comissão de Diversidade e a Política de Direitos Humanos têm diretrizes que estabelecem o fomento ao trabalho decente, em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna. 

Identificar fragilidades e aprimorar a forma como a empresa trata os temas ligados ao trabalho é parte fundamental do aprimoramento contínuo em governança ambiental, social e corporativa – ESG (environmental, social and corporate governance). 

Casos de assédio ou discriminação na Copel, além de violações ao Código de Conduta e às normas internas da empresa, podem ser denunciados de forma segura e sigilosa por meio do Canal de Denúncias Copel

Veja também

O programa Energia Solidária, do Governo do Estado, gerou uma economia somada de R$ 26 milhões para as 280 mil famílias paranaenses cadastradas no primeiro

Leia mais

Às vésperas do feriado de Páscoa, na quinta-feira (17/4), na Sexta-Feira Santa (18/4) e no sábado (19/4), quatro colisões de veículos causaram a quebra de

Leia mais
Paisagem arborizada com placa sinalizadora do sítio arqueológico

A preservação do patrimônio arqueológico é essencial para compreender as origens da ocupação humana em diferentes regiões e valorizar a diversidade cultural do território brasileiro.

Leia mais