Na última sexta-feira, 02 de agosto, os alunos e professores do MBA em ESG do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná, sob a coordenação do Prof. Dr. Alison Martins Meurer, participaram de uma visita técnica às hortas comunitárias Dembinski I e Dembinski II, localizadas na Cidade Industrial de Curitiba. As hortas fazem parte do Programa Cultivar Energia, uma das iniciativas sustentáveis da Copel.
Os alunos puderam conhecer na prática o funcionamento das hortas e interagir com os hortelões beneficiados pelo programa. Os trabalhadores compartilharam suas experiências sobre a gestão das hortas, destacando práticas sustentáveis como a compostagem e as interações sociais promovidas pelo uso organizado desses espaços.
A visita foi acompanhada por Amilton Paulo de Oliveira, gerente de sustentabilidade da Copel, junto como os coordenadores do programa pela Copel GET e Copel Holding, Rafael Garcia Carmona (Assistente Social) e Vanessa Pereira Croge (Analista Socioambiental). Eles forneceram informações detalhadas sobre o programa e esclareceram as dúvidas dos participantes.
Após a visita às hortas, a turma foi conduzida até a sede da Copel, onde assistiram a uma apresentação sobre as práticas ESG da companhia. A superintendente de Governança e Sustentabilidade, Luisa Cristina Tischer Nastari, forneceu um panorama geral do funcionamento da Copel e detalhou a estratégia de sustentabilidade adotada pela empresa.
Para encerrar o dia, os alunos conheceram o Centro de Operações de Geração e Transmissão da Copel. Leandro Andrade Nacif, gerente do centro, apresentou os processos de operação de geração e transmissão de energia, proporcionando uma visão prática do funcionamento do sistema energético que chega até as residências.
O dia foi marcado pela interação e troca de conhecimento entre as instituições envolvidas. Iniciativas como estas fortalecem o caráter de parceria e convergem diretamente com a estratégia de sustentabilidade e ESG da Copel, demonstrando o compromisso com práticas que promovem o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade socioambiental.








