Notícias

Usina Colíder realiza simulados de emergência com funcionários e comunidade

A Copel realizou simulados de situações de emergência com funcionários, representantes da Defesa Civil e comunidade na região da Usina Colíder, como parte do plano de ações preventivas da hidrelétrica, previstas na Política Nacional de Segurança de Barragens, estabelecida pela lei nº 12.334/2010.

As usinas hidrelétricas contam com Planos de Ação de Emergência (PAEs) que indicam passo a passo o que deve ser feito em situações de risco. Cada público envolvido deve saber como se comportar e o que fazer nesses casos – isso tudo é apresentado nos treinamentos simulados.

A barragem da Usina Colíder está em condições seguras e é monitorada regularmente. As ações preventivas visam exclusivamente orientar a população que vive na região a respeito dos procedimentos a serem adotados em uma eventual emergência ou cheia do rio acima dos níveis de segurança.

Na semana entre os dias 5 e 11 de maio, foram atualizados os cadastros das construções e moradores da área que fica logo abaixo da barragem, na chamada Zona de Autossalvamento (ZAS), a área mais próxima e que poderia ser afetada rapidamente se houvesse uma emergência. Durante esse trabalho, as pessoas foram também convidadas a participar dos simulados de evacuação.

Foram realizados quatro simulados – três na ZAS e um dentro da Usina. Neste, foi realizado um exercício de mesa, simulando a sequência de decisões que seriam tomadas em caso de avanço de uma situação de alerta na hidrelétrica até a configuração de uma emergência, culminando na evacuação da planta e concentração da equipe no ponto de encontro que fica em uma área segura.

Nos simulados na ZAS, os moradores foram orientados sobre como se comportar em situações de emergência e, no exercício prático, houve o acionamento de sirene, seguido do deslocamento dos participantes para os pontos de encontro definidos previamente e que ficam fora da área de risco de alagamento. As rotas de fuga até os três diferentes pontos de encontro existentes na ZAS da Usina Colíder foram sinalizadas com placas específicas que indicam o caminho de evacuação.

Veja também

Equipes da Copel seguem em campo no trabalho de restabelecimento do fornecimento de energia, após as chuvas fortes que atingiram as regiões Oeste, Noroeste e

Leia mais

Os clientes da Copel em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa agora têm mais uma opção para acessar os serviços de energia elétrica: os espaços do

Leia mais

A Copel deu um novo passo na ampliação do programa Cultivar Energia, que viabiliza a implantação de hortas nas faixas de segurança das linhas de

Leia mais