Notícias

Série de vídeos Energia Segura dá dicas para evitar o choque elétrico

logomarca do Energia Segura

A maior parte dos acidentes com eletricidade acontece na construção civil e em áreas rurais; segurança pode ser garantida com medidas simples

A frequência de acidentes com a energia elétrica apresenta tendência de redução no Paraná, mas a gravidade dos casos ainda preocupa e demanda cuidados especiais para que sejam evitados. De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, em todo o Brasil 691 ocorrências fatais com choque elétrico foram registradas em 2020, a maioria delas relacionadas às atividades de construção civil e manutenção predial. Para alertar e orientar os consumidores para as atitudes de prevenção, a Copel está veiculando uma série de vídeos em seu canal na rede YouTube. A ação faz parte do projeto Energia Segura, que dá nome à playlist com esta temática. 

Além da construção civil e atividades relacionadas como reforma, pintura e instalação de placas, os vídeos abordam os cuidados na área rural, segunda colocada no registro de acidentes na área de concessão da Copel, e também na poda de árvores, instalação de antenas e o uso correto da energia dentro de casa, inclusive com a decoração natalina. As dicas são trazidas pelo engenheiro Raul da Silva Claudino, da área de Segurança do Trabalho na Copel.  

Ele comenta que a alternativa de comunicação através dos vídeos surgiu durante a pandemia, mas veio para ficar: “Nós sempre estivemos muito presentes nas salas de aula, nas SIPATs das empresas, em canteiros de obras e nas cooperativas. Quando a pandemia impediu essas atividades presenciais, vimos que era importante levar essa informação também de forma remota, para chegar ao maior número de pessoas possível”. A rede estadual de ensino já está utilizando os materiais nos intervalos das aulas para o Ensino Médio. 

Até novembro deste ano, foram registrados 21 acidentes com a energia elétrica no Paraná, e a tendência é de que o ano feche com uma redução de 30%, na comparação com 2020. A retração foi puxada pela construção civil que, junto com a área rural, responde por mais da metade dos acidentes por choque elétrico no Estado.     

MEDIDAS DE PREVENÇÃO – Uma das principais causas dos acidentes nos canteiros de obra é a movimentação de grandes estruturas metálicas e outros equipamentos que podem tocar na rede elétrica. Este é, também, um problema recorrente em áreas rurais.  Nas épocas de preparação do solo e de colheita, caminhões, tratores e outros veículos de grande porte passam por baixo da rede elétrica e podem tocar os fios e causar acidentes. Nos últimos seis, anos, a Copel registrou 25 ocorrências como estas. Embora não seja uma situação frequente, a postura do condutor pode ser a diferença entre a vida e a morte “O motorista precisa manter a calma e permanecer dentro do veículo até a confirmação de que a rede está desligada”, orienta Raul. 

O engenheiro comenta que, na área rural, a preocupação aumenta nos períodos de maior movimentação: “Estamos lançando os novos materiais para chamar atenção para o tema, porque nas épocas de preparação do solo e de colheita, caminhões, tratores e outros veículos de grande porte passam por baixo da rede elétrica e se não tiverem atenção à altura do maquinário, podem tocar os fios e causar acidentes”, afirma Raul. 

Segurança nas atividades rurais é um dos temas da série

SEGURANÇA EM CASA – No ambiente doméstico, entre os principais cuidados estão o dimensionamento correto das tomadas, evitando o uso de “T” ou benjamin. “Se for preciso ligar mais de um aparelho, é preferível usar o filtro de linha”, indica Raul Claudino.  

Outra situação bastante comum e que representa um risco é o uso de celulares enquanto o telefone está carregando na tomada. Além de não mexer no celular enquanto carrega, o engenheiro alerta que o carregador deve ser tirado da tomada imediatamente após carregar o aparelho, especialmente quando há crianças em casa. Quem tem pequenos deve utilizar protetores de tomada, e para os maiores vai o recado sobre as pipas, sempre longe da rede elétrica. 

O canal da Copel também tem diversos vídeos voltados para o público infantil, na playlist de educação do programa Iluminando Gerações. Neles, os personagens Maricota e Jacuí ensinam de forma lúdica como usar a energia elétrica com segurança.  

Dicas para evitar acidentes em casa

Veja também

Hospitais públicos e filantrópicos em todo o Paraná começam a economizar com a geração própria de energia solar e a troca de equipamentos elétricos de

Leia mais

A Copel realizou simulados de situações de emergência com funcionários, representantes da Defesa Civil e comunidade na região da Usina Colíder, como parte do plano

Leia mais

Investimento de R$ 100 milhões beneficia população da capital e região metropolitana A Copel concluiu a ampliação da subestação Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e

Leia mais