Notícias

Segurança no compartilhamento de postes é tema de reunião entre Copel e operadoras em Maringá

A Copel realizou no último mês de novembro, em Maringá, o último encontro estratégico do ano com representantes de cerca de 20 empresas de telecomunicações que atuam na região. A reunião teve como objetivo principal tratar da segurança no compartilhamento de redes, além de abordar o ordenamento da fiação aérea e procedimentos de regularização técnica.

O evento integra uma série de ações da companhia voltadas para o alinhamento com as operadoras sobre o uso mútuo das estruturas. Durante a reunião, a pauta concentrou-se em normas de segurança, processos de notificação para regularizações e o cronograma de obras envolvendo trocas de postes.

O compartilhamento dos postes de energia segue diretrizes da Lei Geral das Telecomunicações e da resolução conjunta 1.044/2022 da Aneel e Anatel. A legislação estabelece que o compartilhamento é compulsório, visando a redução de custos, o estímulo à competição e a redução de escavações em vias públicas, mas determina que isso não deve comprometer a segurança das pessoas e da infraestrutura.

As reuniões com as operadoras também buscam disseminar a cultura de prevenção de acidentes, alinhada à iniciativa Guardião da Vida. Entre os pontos de atenção destacados nas diretrizes da companhia estão a necessidade de verificação de tensão nos cabos, o uso completo de equipamentos de segurança individual (EPIs) e a capacitação para trabalhos em altura e próximos à rede elétrica.

A orientação técnica enfatiza que, em caso de identificação de qualquer situação de risco, a atividade deve ser interrompida imediatamente. Para emergências envolvendo a rede elétrica, o canal indicado é o telefone 0800 51 00 116.

Este foi o último encontro do ano, que também aconteceu em Londrina, Cascavel e Curitiba.

Veja também

A Copel realizou no último mês de novembro, em Maringá, o último encontro estratégico do ano com representantes de cerca de 20 empresas de telecomunicações

Leia mais

A Copel colocou em operação um novo transformador na subestação Umuarama Sul, concluindo o projeto que elevou de 300 para 450 megavolts-amperes (MVA) a potência

Leia mais

A Copel participou, no último dia 25/11, da 1ª Conferência de Energia do Oeste Paranaense, que reuniu cerca de 150 empresários, técnicos e especialistas na Associação Comercial e Industrial de

Leia mais