Na véspera do último feriado, dias 13 e 14 de novembro, aconteceu na arena do polo Km3, em Curitiba, mais um Seminário Abradee de Melhores Práticas (SAMP), desta vez voltado à inovação.
Distribuidoras de todo o país participaram dos dois dias de ampla troca de experiências e boas práticas de inovação em gestão, relacionamento com clientes, ESG e melhorias operacionais. O encontro é promovido pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica.
Prêmio Gestão da Inovação
Neste ano, a Abradee premiou pela primeira vez uma distribuidora na categoria Gestão da Inovação e, por ser a vencedora da premiação, a Copel sediou o SAMP de Inovação.
O vice-presidente de Regulação e Mercado da Copel, André Gomes da Silva, realizou a abertura em nome do presidente Daniel Slaviero. “Sintam-se em casa nessa nova fase especial da Copel, uma empresa que sempre carregou a inovação em toda a sua história e a mantém no seu DNA”, declarou.
Os convidados ouviram as palavras de Silva logo depois de receberem instruções de segurança sobre o uso do prédio do bloco A1, onde está localizada a arena do km3. Na sequência, o diretor-geral da Copel Distribuição, Marco Antônio Villela, listou iniciativas mantidas pela companhia, como os agentes de inovação (uma ideia retirada de outro SAMP), o Minuto Inovação, a Semana Integrada de Inovação, o programa de ideias +DIS_aí, o Hackathon e as ações de digitalização e automação da rede de distribuição.
“Na Copel, a inovação vai além da pesquisa e desenvolvimento, pois está no planejamento estratégico e no dia a dia da empresa”, comentou Villela, destacando a iminente marca de um milhão de medidores inteligentes instalados no Paraná.
Desafios: modernização e eventos climáticos
O presidente da Abradee, Marcos Madureira, enfatizou a crescente necessidade de modernização do setor nos últimos anos e o quanto este novo ritmo impõe desafios às distribuidoras, em especial diante de eventos climáticos severos. “A cada dia temos de ter novas ideias para atender o que a população espera, hoje ninguém aceita ficar segundos sem energia elétrica”, afirmou.
O diretor de Operação e Manutenção Copel Distribuição, Julio Omori, explicou como a governança de inovação opera na empresa, com uma área concentrada na holding e outros times de inovação nos negócios. Omori ainda traçou sete elementos que compõem o conjunto de ações inovadoras na Copel: um bom programa de ideias; ações de reconhecimento; treinamento e capacitação; distribuição e grandes projetos; P&DI; inovação aberta; e relacionamento com universidades.
O primeiro dia de apresentações teve ainda a participação on-line do secretário de Inovação e Transição Energética da Aneel, Paulo Luciano de Carvalho, que mencionou que o maior desafio da transição energética no Brasil e em outros países em desenvolvimento é tornar-se justa, sustentável e socialmente inclusiva.
No período da tarde, representantes da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos – órgão público federal que concede recursos para desenvolvimento científico e tecnológico), da EMBRAPII (outra organização pública federal que apoia a inovação na indústria) e da Abradee palestraram sobre possibilidades de financiamento para inovação e o papel da Abradee no setor elétrico.
Inovação ligada a pessoas
No segundo dia do SAMP de Inovação, foi a vez das finalistas do Prêmio Abradee de Inovação contarem sobre suas melhores práticas. Mateus Valim e José de Souza Brito representaram a Neoenergia, que mantém um programa de captação de ideias com uma dinâmica estilo “shark tank”, com pitches e definição prévia de desafios.
Por parte da Copel, o gerente da divisão de Gestão da Inovação e da Eficiência Energética da Copel Distribuição, Marcio Biehl Hamerschmidt, apresentou detalhes do +DIS_aí e as melhores práticas que levaram a Copel DIS a vencer o Prêmio Abradee Gestão da Inovação 2024. O painel foi moderado pelo colega Thiago Mierzva.
O debate seguinte teve a participação das empresas CNH (Paulo Máximo, diretor América Latina), Grupo Boticário (Camila Rizzardi, especialista em inovação aberta) e Bosch (Marcelo Silvestrin, diretor de inovação), com mediação do gerente do departamento de Gestão da Copel DIS, Rafael Eichelberger.
Entre os destaques apontados pelos especialistas, o engajamento de pessoas em torno da inovação foi apontado como elemento mais importante, além da formação de equipes especialistas em inovação e gestão de dados.
O último e esperado painel reuniu especialistas em inovação das principais distribuidoras de energia do país: Cemig (Felipe Cardoso dos Reis), Celesc (Ricardo Araújo Elias), CPFL (Rafael Moya) e EDP (Priscila Yumi Fujimoto) para falar de cases de sucesso em suas empresas.
Smart Copel
O evento finalizou com uma visita ao Centro Integrado da Distribuição (CIDIS), no polo Smart Copel, bairro Mundo Novo, Curitiba.









