Notícias

Sede da Copel recebe Seminário Abradee de Melhores Práticas em Inovação

Na véspera do último feriado, dias 13 e 14 de novembro, aconteceu na arena do polo Km3, em Curitiba, mais um Seminário Abradee de Melhores Práticas (SAMP), desta vez voltado à inovação. 

Distribuidoras de todo o país participaram dos dois dias de ampla troca de experiências e boas práticas de inovação em gestão, relacionamento com clientes, ESG e melhorias operacionais. O encontro é promovido pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica. 

Prêmio Gestão da Inovação 

Neste ano, a Abradee premiou pela primeira vez uma distribuidora na categoria Gestão da Inovação e, por ser a vencedora da premiação, a Copel sediou o SAMP de Inovação. 

O vice-presidente de Regulação e Mercado da Copel, André Gomes da Silva, realizou a abertura em nome do presidente Daniel Slaviero. “Sintam-se em casa nessa nova fase especial da Copel, uma empresa que sempre carregou a inovação em toda a sua história e a mantém no seu DNA”, declarou. 

Os convidados ouviram as palavras de Silva logo depois de receberem instruções de segurança sobre o uso do prédio do bloco A1, onde está localizada a arena do km3. Na sequência, o diretor-geral da Copel Distribuição, Marco Antônio Villela, listou  iniciativas mantidas pela companhia, como os agentes de inovação (uma ideia retirada de outro SAMP), o Minuto Inovação, a Semana Integrada de Inovação, o programa de ideias +DIS_aí, o Hackathon e as ações de digitalização e automação da rede de distribuição. 

“Na Copel, a inovação vai além da pesquisa e desenvolvimento, pois está no planejamento estratégico e no dia a dia da empresa”, comentou Villela, destacando a iminente marca de um milhão de medidores inteligentes instalados no Paraná. 

Desafios: modernização e eventos climáticos 

O presidente da Abradee, Marcos Madureira, enfatizou a crescente necessidade de modernização do setor nos últimos anos e o quanto este novo ritmo impõe desafios às distribuidoras, em especial diante de eventos climáticos severos. “A cada dia temos de ter novas ideias para atender o que a população espera, hoje ninguém aceita ficar segundos sem energia elétrica”, afirmou. 

O diretor de Operação e Manutenção Copel Distribuição, Julio Omori, explicou como a governança de inovação opera na empresa, com uma área concentrada na holding e outros times de inovação nos negócios. Omori ainda traçou sete elementos que compõem o conjunto de ações inovadoras na Copel: um bom programa de ideias; ações de reconhecimento; treinamento e capacitação; distribuição e grandes projetos; P&DI; inovação aberta; e relacionamento com universidades. 

O primeiro dia de apresentações teve ainda a participação on-line do secretário de Inovação e Transição Energética da Aneel, Paulo Luciano de Carvalho, que mencionou que o maior desafio da transição energética no Brasil e em outros países em desenvolvimento é tornar-se justa, sustentável e socialmente inclusiva. 

No período da tarde, representantes da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos – órgão público federal que concede recursos para desenvolvimento científico e tecnológico), da EMBRAPII (outra organização pública federal que apoia a inovação na indústria) e da Abradee palestraram sobre possibilidades de financiamento para inovação e o papel da Abradee no setor elétrico. 

Inovação ligada a pessoas 

No segundo dia do SAMP de Inovação, foi a vez das finalistas do Prêmio Abradee de Inovação contarem sobre suas melhores práticas. Mateus Valim e José de Souza Brito representaram a Neoenergia, que mantém um programa de captação de ideias com uma dinâmica estilo “shark tank”, com pitches e definição prévia de desafios. 

Por parte da Copel, o gerente da divisão de Gestão da Inovação e da Eficiência Energética da Copel Distribuição, Marcio Biehl Hamerschmidt, apresentou detalhes do +DIS_aí e as melhores práticas que levaram a Copel DIS a vencer o Prêmio Abradee Gestão da Inovação 2024. O painel foi moderado pelo colega Thiago Mierzva. 

O debate seguinte teve a participação das empresas CNH (Paulo Máximo, diretor América Latina), Grupo Boticário (Camila Rizzardi, especialista em inovação aberta) e Bosch (Marcelo Silvestrin, diretor de inovação), com mediação do gerente do departamento de Gestão da Copel DIS, Rafael Eichelberger. 

Entre os destaques apontados pelos especialistas, o engajamento de pessoas em torno da inovação foi apontado como elemento mais importante, além da formação de equipes especialistas em inovação e gestão de dados. 

O último e esperado painel reuniu especialistas em inovação das principais distribuidoras de energia do país: Cemig (Felipe Cardoso dos Reis), Celesc (Ricardo Araújo Elias), CPFL (Rafael Moya) e EDP (Priscila Yumi Fujimoto) para falar de cases de sucesso em suas empresas. 

Smart Copel 

O evento finalizou com uma visita ao Centro Integrado da Distribuição (CIDIS), no polo Smart Copel, bairro Mundo Novo, Curitiba. 

Veja também

Em primeiro plano, uma câmera acoplada em um cone de sinalização acompanha o trabalho. Em segundo plano, homem eletricista uniformizado e com capacete e protetor facial consta de joelhos diante de caixa de energia trocando medidor de energia.

A Copel começou nesta semana a instalação de medidores inteligentes – os chamados smart meters – no município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba

Leia mais

A Copel, em parceria com a Indicator Capital, anunciou nesta quarta-feira (24) um aporte de R$ 12,5 milhões na startup brasileira Fu2re, especializada em soluções

Leia mais

O município de Alto Piquiri, na região noroeste paranaense, está recebendo investimentos de R$ 13 milhões da Copel em obras de expansão, modernização e reforço

Leia mais