Notícias

Rio Capivari enfrenta cheia histórica

Equipes da Copel e da Defesa Civil estão na região do reservatório do Capivari, em Campina Grande do Sul e Bocaiúva do Sul, para orientar a população ribeirinha a respeito da elevação do nível do rio abaixo da barragem da Usina Governador Parigot de Souza. Há previsão de aumento da vazão hoje e nos próximos dias, o que exige atenção por parte dos moradores da região.

Segundo análises preliminares da área de hidrologia da Copel, o rio Capivari atingiu, na terça-feira 29, as maiores vazões históricas registradas. A barragem instalada no rio para abastecer a usina vinha cumprindo a função de acumulação de água e a hidrelétrica opera com as quatro máquinas em potência máxima. Mesmo assim, a empresa precisou iniciar a abertura de comportas do vertedouro para escoar o excesso de água do reservatório – fato que não ocorria desde 2016.

Ainda na terça-feira, a Copel solicitou a interdição de uma ponte sobre o rio Capivari, localizada em Campina Grande do Sul, que fica a cerca de 1 km da barragem. A última vez em que essa ponte foi afetada pela cheia se deu em 2010.

Veja também

Logomarca do programa aluno energia

Estudantes universitários aprovados por meio de cotas para o curso de Engenharia Elétrica em instituições públicas de ensino superior localizadas no Paraná poderão concorrer a

Leia mais
Eletricista sobre escada no alto do poste, de uniforme cinza, com um bastão laranja nas mãos

A Copel oferta gratuitamente um curso de Formação Básica de Eletricista de Distribuição, destinado a homens e mulheres acima de 18 anos com ensino fundamental completo.

Leia mais
Imagem aérea de uma usina solar, com placas azuis em um campo gramado e parte da cidade ao fundo

A energia obtida a partir dos raios solares passa a compor com maior expressividade a matriz elétrica utilizada pela Copel em suas operações internas, com

Leia mais