Notícias

Reservatório da UHE Governador Jaime Canet recebe mutirão de limpeza

Foi realizado neste mês de setembro o segundo mutirão de limpeza do Reservatório da Usina Hidrelétrica Governador Jaime Canet. A iniciativa visava não apenas a limpeza dos resíduos sólidos que poluíam a área, mas também a remoção de equipamentos de pesca ilegal que representavam uma ameaça ao ecossistema aquático. 

Inspirada no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a ação busca, ainda, estimular o descarte correto, o uso sustentável dos recursos naturais e a redução de materiais poluentes. 

No total, 792 kg de resíduos foram recolhidos e destinados pela Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais (ReciclaTB).   

Com 20 embarcações, pescadores participaram do evento, com familiares e amigos em seus respectivos barcos. O Consórcio Energético Cruzeiro do Sul (CECS), integrado por Copel e CGT Eletrosul, responsável pela usina, participou ativamente com duas embarcações em tempo integral. A Força Verde da Polícia Ambiental realizou uma vistoria prévia e retirou 415 metros de redes irregulares de pesca, que foram apreendidas e encaminhadas para destruição. 

A Associação de Pescadores de Telêmaco Borba (APTB) disponibilizou a sede para servir como ponto de apoio do mutirão, onde foram montadas as tendas, banheiros e rampa de acesso ao reservatório. No local, foram cadastrados os voluntários, que receberam uma quota de combustível, camisetas com proteção UV, luvas, sacolas, lanches e água. 

A Usina 

A Usina Hidrelétrica Governador Jayme Canet Júnior, anteriormente denominada Usina Hidrelétrica Mauá, tem potência instalada de 363 MW, energia capaz de atender ao consumo de aproximadamente 1 milhão de pessoas. Iniciou a operação comercial em novembro de 2012 e seu reservatório tem cerca de 84 km² de superfície. 
 
A barragem da hidrelétrica foi construída no rio Tibagi, entre os municípios paranaenses de Telêmaco Borba e Ortigueira. Orçada em aproximadamente R$ 1,4 bilhão, a UHE Mauá gerou empregos e renda estimulando o desenvolvimento regional. 

Veja também

Em plena temporada pinhão, cultura da qual o Paraná é o maior produtor nacional, a Copel faz um alerta sobre a necessidade de cuidados e atenção

Leia mais

Com perto de 22 mil quilômetros de novas redes trifásicas instaladas pela Copel até o início deste mês de maio em 392 municípios do Estado,

Leia mais

A B3 realizou, na quinta-feira, 8, um evento para comemorar os 20 anos do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Criado em 2005, esse índice pioneiro

Leia mais