Notícias

Programa de inovação aberta Copel Volt inicia seleção para uma nova jornada

A frase uma nova jornada para sua ideia está escrita sobre fundo vermelho, acompanhada da fotografia de um homem olhando através de óculos de realidade virtual

Empresas jovens interessadas em desenvolver soluções para o setor elétrico têm uma nova oportunidade para receber investimento financeiro e trocar conhecimentos e experiências com a Copel. O programa de inovação Copel Volt abriu, nesta semana, as inscrições para a seleção de startups parceiras. Os detalhes sobre cada um dos temas propostos para a nova jornada, o edital completo e a plataforma de inscrições poderão ser acessados na página do programa até 21 de dezembro.

A participação será exclusiva para startups com soluções já em operação no mercado nacional ou internacional, com foco em empresas de inovação nas fases Seed, Série A e Série B. Elas serão convidadas a apresentar soluções para um dos desafios propostos, disputando um orçamento de até R$ 1,8 milhão a ser dividido entre até cinco propostas selecionadas.

Após as inscrições, as empresas selecionadas serão convidadas para apresentarem suas propostas em um pitch day, do qual sairão as finalistas que terão o incentivo para desenvolvimento da prova de conceito de seus projetos, o que deverá acontecer até junho de 2023.

LANÇAMENTO – O anúncio da edição 2022/2023 do programa foi realizado em uma live, disponível no canal da Copel no YouTube. O evento contou com a apresentação do presidente da Associação Brasileira de Startups, Luiz Othero, que comentou sobre casos reais e fez um diagnóstico dos principais fatores de interesse e também de rejeição das startups, em sua relação com corporações do setor elétrico.

DESAFIOS – Os temas propostos para esta rodada estão relacionados ao futuro do setor elétrico, com foco na transição energética e nos compromissos com a governança e a responsabilidade socioambiental, bases da gestão ESG, dedicada aos cuidados com o meio ambiente, sociedade e governança. Os desafios elencados são: Hidrogênio verde, armazenamento de energia e demais energias limpas; Eletromobilidade e smart cities; Relacionamento com clientes e soluções em serviços; Gestão de ativos e instalações; e Digitalização e melhorias em gestão de processos.

INOVAÇÃO ABERTA – A Copel possui tradição em inovação através de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e de programas internos que incentivam a elaboração de soluções para os problemas enfrentados no dia a dia da empresa, o que tem resultado em novas tecnologias patenteadas e no protagonismo da Companhia em temas como sustentabilidade e mobilidade elétrica. Nesta quarta-feira (19/10), quando é comemorado o Dia Nacional da Inovação, a empresa foi reconhecida pelo ranking TOP Open Corps entre as dez empresas de energia elétrica e renovável que mais incentivam startups no Brasil.

Em 2019, a Companhia estruturou uma primeira iniciativa para estabelecer parcerias por meio de inovação aberta, chamada de Copel, que promoveu a encubação de soluções inovadoras para o setor elétrico junto de estudantes e empreendedores. Em 2021, a primeira edição do Copel Volt teve 215 inscrições de startups do mundo todo, e cinco empresas puderam testar seus projetos na prática, preparando-os para a conquista de mercado.

Veja também

A Copel participa da 50ª edição da feira agropecuária Expoingá, que acontece no Parque Internacional de Exposições de Maringá, de 09 a 19 de maio.

Leia mais
Sistema de armazenamento sobre rodas no pátio do polo Atuba

Um dos principais desafios do cenário atual do setor elétrico, o armazenamento de energia tem sido estudado e testado pela Copel em diversas frentes. No

Leia mais

A Copel, empresa responsável pela Usina Colíder, dará início a uma série de ações preventivas na região da hidrelétrica, em continuidade às atividades previstas na

Leia mais