Notícias

Programa de inovação aberta Copel Volt define startups para a fase final 

A frase uma nova jornada para sua ideia está escrita sobre fundo vermelho, acompanhada da fotografia de um homem olhando através de óculos de realidade virtual

O programa de inovação aberta Copel Volt selecionou as cinco startups que irão desenvolver provas de conceito em 2023. A escolha aconteceu depois da fase de bootcamp, em que os avaliadores do programa conheceram em detalhes as soluções propostas por 15 startups brasileiras e internacionais. 

As startups selecionadas para a fase final são: LexaTexer, Overstory, Repenso, Shipay e Solenium. Para chegar a esse resultado, toda a equipe do Copel Volt esteve reunida entre 1 e 3 de março em salas virtuais onde puderam conhecer a viabilidade de cada projeto das 15 startups selecionadas em fases anteriores entre as 222 inscrições válidas desta edição do programa. 

O bootcamp teve a participação da alta administração da Copel, incluindo o presidente Daniel Pimentel Slaviero, que destacou a importância do fomento à cultura de inovação na empresa. “Acompanhar as startups e os cases é um processo riquíssimo de aprendizado para a Copel e para os copelianos e traz soluções com muito potencial de mercado, cada vez mais voltadas ao nosso desafio de crescer, investir e nos aperfeiçoar como empresa de ponta”, afirmou Slaviero. 

A edição New Journey do Copel Volt, referente ao período 2022/2023, recebeu no total 222 inscrições válidas de startups brasileiras e também do mundo inteiro. Uma equipe de mais de 50 avaliadores e avaliadoras analisou as propostas durante dezembro de 2022 e janeiro de 2023, em um total de mais de 300 horas de trabalho. “São especialistas dos negócios da Companhia que se dedicaram ao sucesso do programa e que sabem a importância da inovação para o futuro da Copel”, destaca Slaviero. 

Todo o caminho serviu para conhecer as energytechs com maior potencial de mercado, e também para ampliar a capacitação e a cultura de inovação na empresa. O Copel Volt é desenvolvido em parceria com a Beta-i Brasil, consultoria de inovação colaborativa com alcance global, que auxilia a Companhia a manter um relacionamento com todo o ecossistema de inovação, conectando uma ampla rede de empreendedores, mentores, especialistas, investidores e instituições de conhecimento. 

Provas de conceito 

As cinco startups finalistas do Copel Volt agora passarão pela fase de desenvolvimento das provas de conceito, as PoCs, com demonstrações práticas em ambiente real de aplicação das soluções. Ao final, todas apresentarão os resultados dos testes em um evento com a participação da equipe de avaliadores. 

Conheça cada projeto apresentado pelas cinco startups finalistas do Copel Volt 2022/2023: 

  • LexaTexer: startup alemã que se propôs a trabalhar com o desafio de gestão de ativos e instalações. Propõe desenvolver uma solução de monitoramento em tempo real de turbinas de hidrelétricas, com aplicações de inteligência artificial pré-construídas para manutenção e produção preditivas e gerenciamento de energia. 
  • Overstory: startup holandesa que também se inscreveu no desafio de gestão de ativos e instalações e pretende prover um sistema para visibilidade, análise de risco e recomendações de otimização para manejo de vegetação, em uma solução que combina imagens de satélite com aprendizagem de máquina (machine learning) e dados em tempo real. 
  • Repenso: startup brasileira que se propôs a atuar no desafio de relacionamento com clientes e soluções em serviços. Desenvolverá uma plataforma de engajamento em causas climáticas para gestão profissional de emissões de gases de efeito estufa. 
  • Shipay: startup brasileira que também se inscreveu no desafio de relacionamento com clientes e soluções em serviços. Propõe um centro de pagamentos digitais que integra as operações ao ponto de venda, em um único processo de registro com automatização em todos os meios de pagamento. 
  • Solenium: startup colombiana que se propôs a atuar no desafio de soluções com hidrogênio verde, armazenamento de energia e demais energias limpas. Propõe um piloto para produção, armazenamento e reeletrificação de hidrogênio verde, diretamente integrado com a produção de energia solar, com um sistema para gerenciar o consumo e a geração de eletricidade em tempo real. 

Nesta edição, as startups puderam se inscrever de acordo com os desafios: gestão de ativos e instalações; relacionamento com clientes e soluções em serviços; hidrogênio verde, armazenamento de energia e demais energias limpas; digitalização e melhorias em gestão e processos; e eletromobilidade e smart cities. 

Mais informações: www.copelvolt.com 

Veja também

A população da Região Norte do Paraná já começou a ser beneficiada por novas obras de ampliação e modernização da infraestrutura elétrica em diversos municípios.

Leia mais
Imagem aérea do centro de treinamento de eletricistas em Curitiba

A Copel está ofertando gratuitamente, em Curitiba, o curso de Formação Básica de Eletricista de Distribuição destinado a homens e mulheres acima de 18 anos,

Leia mais

Após um dia e uma noite de mobilização ininterrupta, as equipes da Copel conseguiram restabelecer o fornecimento de energia a mais de 95% dos imóveis

Leia mais