Notícias

Programa de Eficiência Energética oferece R$30 milhões em nova chamada

Homem jovem de costas trabalha em aparelho de ar condicionado

Projetos voltados à troca de equipamentos com vistas à economia de energia podem ser inscritos em uma nova chamada pública aberta pela Copel para o financiamento de ações de eficiência energética. As submissões podem ser feitas até o dia 17 de março de 2023, aqui pelo site.

Ao todo, são R$30 milhões disponíveis para a troca de lâmpadas, eletrodomésticos, maquinário industrial e outros equipamentos movidos à eletricidade, desde que eles substituam similares antigos trazendo ganhos de eficiência no consumo da energia elétrica. Esgotadas as possibilidades de tornar o consumo mais eficiente, também poderão ser inscritos na chamada projetos de instalação de sistemas solares para geração própria.  Os recursos são do Programa de Eficiência Energética regulado pela Aneel.

Podem inscrever-se na Chamada Pública PEE COPEL 006/2022 órgãos do poder público e municípios que queiram tornar mais eficiente sua iluminação pública; e ainda prestadores de serviços públicos e propriedades rurais, áreas comuns de condomínios, clientes comerciais e industriais. Caso haja dúvidas sobre o edital, até o dia 15 de fevereiro o Portal do Proponente aceita pedidos de esclarecimentos.

RESULTADOS – A Copel também publicou nesta semana o resultado da última chamada pública realizada para estes públicos (PEE COPEL 005/2021). Foram selecionados 14 projetos, entre consumidores industriais, residenciais (condomínios) e iluminação pública. Na área de iluminação das vias, tiveram projetos aprovados os municípios de Jandaia do Sul, Mallet, Porecatu, São José dos Pinhais e São Mateus do Sul. Os consumidores serão convocados no início de 2023 para formalização do instrumento contratual.

Veja também

Logomarca do programa aluno energia

Estudantes universitários aprovados por meio de cotas para o curso de Engenharia Elétrica em instituições públicas de ensino superior localizadas no Paraná poderão concorrer a

Leia mais
Eletricista sobre escada no alto do poste, de uniforme cinza, com um bastão laranja nas mãos

A Copel oferta gratuitamente um curso de Formação Básica de Eletricista de Distribuição, destinado a homens e mulheres acima de 18 anos com ensino fundamental completo.

Leia mais
Imagem aérea de uma usina solar, com placas azuis em um campo gramado e parte da cidade ao fundo

A energia obtida a partir dos raios solares passa a compor com maior expressividade a matriz elétrica utilizada pela Copel em suas operações internas, com

Leia mais