Notícias

Programa de eficiência da Copel reduzirá pela metade o consumo de energia em sedes da UTFPR

onze profissionais da copel e da utfpr aparecem em pé em um gramado, uns ao lado dos outros

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está colocando em operação uma nova usina fotovoltaica, instalada em Curitiba com recursos do Programa de Eficiência Energética da Copel. A unidade fica na Sede Neoville do Campus Curitiba e recebeu a vistoria técnica para liberação do funcionamento. São 504 painéis fotovoltaicos instalados no telhado que trarão uma economia de mais de 50% no consumo de energia das sedes Neoville e Ecoville.

A iniciativa foi aprovada em chamada pública e viabilizada por um convênio firmado entre a UTFPR, a Funtef (Fundação de Apoio à UTFPR) e a concessionária de energia, com recursos de pouco mais de R$ 2 milhões.

O objetivo do programa – que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – é investir em ações de redução de consumo e combate ao desperdício de energia, promovendo a eficiência energética nos sistemas de iluminação.

O projeto também inclui a substituição de 23,4 mil lâmpadas por unidades de LED. De acordo com o engenheiro eletricista e coordenador do projeto na Copel, Fabio Maciel Borges, a estimativa de economia total mensal será equivalente ao consumo de quase 500 residências, levando em consideração o consumo médio de 162 kWh/mês de uma família.

“Os painéis vão suprir parte do consumo da instalação e resultar numa economia de aproximadamente 52%, recursos que poderão ser usados em outras áreas estratégicas na universidade”, afirmou.

O pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitária (Prorec), Rubens Alexandre de Faria, também destacou a relevância do projeto. “Essa economia é muito importante para o serviço público, pois fará com que destinemos mais investimentos em situações que envolvam recursos para os alunos vulneráveis, além da manutenção e infraestrutura da instituição”, disse.

Participaram da vistoria também o assessor de Desenvolvimento Intercampi, Wagner Endo, e a diretora-geral do Campus Curitiba, Rossana Finau. A vistoria contou ainda com a presença de servidores do Departamento de Projetos e Obras da UTFPR, representantes da Funtef, equipe técnica da Copel, além de responsáveis pelas empresas TNR Solar e Graphus Energia, fornecedoras dos equipamentos da usina.

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

O Programa de Eficiência Energética da Copel realiza chamadas públicas periodicamente, em que a Universidade Tecnológica Federal do Paraná teve outros projetos aprovados. Em 2018, também foram feitos acordos de cooperação do programa nos câmpus Apucarana, que recebeu obras de iluminação, Toledo e Dois Vizinhos, com a implantação de usinas fotovoltaicas.

Em 2019, a parceria entre a Copel e a UTFPR teve continuidade com convênio para implantação de usinas fotovoltaicas, iluminação e ares-condicionados para os câmpus Campo Mourão, Cornélio Procópio, Londrina, Pato Branco e Ponta Grossa. Os acordos estão em fase de pregão, compras e obras das usinas.

Na sede Neoville, a UTFPR e a Copel já realizam parceria com a implementação de uma Estação de Pesquisa em Energia Solar. Coordenado pelo Laboratório de Energia Solar (Labens), o projeto conta com uma rede de estações solarimétricas e módulos de avaliação. Os módulos também foram instalados nos câmpus Ponta Grossa, Pato Branco, Medianeira, Campo Mourão e Cornélio Procópio.

A pesquisa é um dos projetos contemplados na chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D: “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior.

Veja também

Logomarca do programa aluno energia

Estudantes universitários aprovados por meio de cotas para o curso de Engenharia Elétrica em instituições públicas de ensino superior localizadas no Paraná poderão concorrer a

Leia mais
Eletricista sobre escada no alto do poste, de uniforme cinza, com um bastão laranja nas mãos

A Copel oferta gratuitamente um curso de Formação Básica de Eletricista de Distribuição, destinado a homens e mulheres acima de 18 anos com ensino fundamental completo.

Leia mais
Imagem aérea de uma usina solar, com placas azuis em um campo gramado e parte da cidade ao fundo

A energia obtida a partir dos raios solares passa a compor com maior expressividade a matriz elétrica utilizada pela Copel em suas operações internas, com

Leia mais