Notícias

Programa dá bônus para consumidores que economizarem energia

O Governo Federal criou o Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica. A iniciativa concede bônus aos consumidores que economizarem energia. O programa foi desenvolvido para estimular o consumo consciente e combater a escassez hídrica, que afeta a produção de energia no país.

 

O benefício funciona da seguinte maneira: o consumidor que economizar entre 10% e 20% na média entre setembro e dezembro de 2021 terá um desconto que virá na fatura após a medição de dezembro. Quem economizar menos que 10% não receberá bônus, e quem superar o nível de 20% não receberá prêmio adicional. O bônus é de R$ 50 para cada 100 kWh economizados.  

A apuração será feita de forma cumulativa nas faturas em relação ao consumo entre setembro e dezembro de 2021. O bônus apurado será informado na fatura dos consumidores na fatura seguinte. 

O benefício vale para os consumidores do mercado cativo de energia: famílias em áreas urbanas e rurais, indústrias, comércios e empresas em geral que recebem eletricidade pelo SIN (Sistema Interligado Nacional). Famílias com o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) também podem receber o desconto.  

Unidades do poder público e iluminação pública não podem participar do programa. Empresas que estão no mercado livre podem aderir a outro programa de redução voluntária, específico para a categoria. Também não serão contempladas unidades consumidoras com procedimento irregular.  

Veja também

10/11 – 8h30 – A força-tarefa realizada ao longo do fim de semana alcançou a recomposição de 60% da infraestrutura de distribuição de energia elétrica em Rio Bonito do Iguaçu.

Nos demais municípios do Paraná, o número de imóveis desligados em decorrência dos temporais foi reduzido para 4,7 mil.

Leia mais

Equipes da Copel seguem em campo no trabalho de restabelecimento do fornecimento de energia, após as chuvas fortes que atingiram as regiões Oeste, Noroeste e

Leia mais

Os clientes da Copel em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa agora têm mais uma opção para acessar os serviços de energia elétrica: os espaços do

Leia mais

Boletim de evento climático

10/11 - 8h30 - A força-tarefa realizada ao longo do fim de semana alcançou a recomposição de 60% da infraestrutura de distribuição de energia elétrica em Rio Bonito do Iguaçu. Nos demais municípios do Paraná, o número de imóveis desligados em decorrência dos temporais foi reduzido para 4,7 mil.