Notícias

Principal fórum de debates sobre operação do setor elétrico acontece em junho

XVI EDAO - Encontro para Debates de Assuntos de Operação

Falta apenas um mês para o início do XVI EDAO – Encontro para Debates de Assuntos de Operação, principal fórum brasileiro voltado a assuntos técnicos e de gestão da operação das instalações do sistema elétrico – promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigré) e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).   

Nesta edição de 2021, o evento está sendo organizado pela Copel e vai acontecer de forma online, entre os dias 7 e 9 de junho. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do Encontro (edao.com.br). 

“Participar do XVI EDAO significa acompanhar mais de 13 horas de apresentações de trabalhos e debates técnicos que vão abordar os principais temas relacionados à operação do Setor Elétrico Brasileiro (SEB), incluindo desafios, tendências, tecnologias e melhores práticas de gestão”, garante o coordenador geral do evento e gerente do Centro de Operações de Geração e Transmissão da Copel, Ricardo Rodrigues Almeida.   

O assessor do ONS e coordenador da comissão técnica do encontro, Jayme Darriba Macêdo, destaca que, pelo tamanho do país e pela quantidade de empresas e instituições atuando no SEB, o nivelamento de informações e compartilhamento de descobertas é fundamental para encontrar atalhos e evitar desperdício de tempo e recursos no aprimoramento técnico da operação: “Desde a primeira edição, o EDAO vem cumprindo esta tarefa com sucesso”, diz.   

A respeito da programação do evento, o coordenador técnico adianta que haverá apresentações de novos recursos digitais para vários campos, entre eles, tomada de decisão, treinamento e consciência situacional nos ambientes de operação.    

Também estarão em pauta novos procedimentos para a programação da operação e abordagens de pós-operação com resultados positivos e surpreendentes: “Trataremos do futuro da operação e suas infinitas possibilidades tanto nos cenários pré e pós-operação, fora dos ambientes de salas de controle, como também nos já futurísticos centros de operação e, quem sabe, em centros atuando remotamente em distantes localidades”, relata Macêdo. “Por fim, vamos falar do que aprendemos a respeito do comportamento humano e necessidades de recursos com a pandemia buscando mais resiliência para a operação agora e para o futuro, em um painel técnico multidisciplinar”, completa.

XVI EDAO - Encontro para Debates de Assuntos de Operação

Veja também

Hospitais públicos e filantrópicos em todo o Paraná começam a economizar com a geração própria de energia solar e a troca de equipamentos elétricos de

Leia mais

A Copel realizou simulados de situações de emergência com funcionários, representantes da Defesa Civil e comunidade na região da Usina Colíder, como parte do plano

Leia mais

Investimento de R$ 100 milhões beneficia população da capital e região metropolitana A Copel concluiu a ampliação da subestação Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e

Leia mais