Notícias

Podcast: Usina fotovoltaica gera energia para consumo próprio da Copel em Ponta Grossa

Logomarca do podcast da geração distribuída em laranja e fotografia aérea de placas solares sobre estacionamento

As usinas fotovoltaicas têm o objetivo de fornecer energia limpa e renovável, reduzindo emissões e diversificando a matriz energética, além de promover a segurança e a sustentabilidade do fornecimento de energia. No contexto da crescente implementação de usinas fotovoltaicas, o primeiro episódio do quinto ano do podcast da Geração Distribuída destaca a usina fotovoltaica de Ponta Grossa em ação.

Neste episódio, conversamos com Lincoln Rodrigo Mendes e Rafael Cassiolato de Freitas, responsáveis pelo projeto da primeira usina fotovoltaica de maior porte da Copel, situada no munícipio de Ponta Grossa, região Centro-Sul do Paraná. Eles contam como foi a elaboração do projeto, os incentivos recebidos e os aprendizados que tiveram durante todo o processo, além de enfatizar os planos de uso da energia gerada para os próximos meses.

Com uma economia de R$ 336 mil ao ano (valor estimado), o sistema de Ponta Grossa teve investimento de R$ 1,5 milhão e ocupa uma área de 4 mil m² ao lado da subestação Ponta Grossa Norte. Foram instalados 552 painéis, distribuídos em telhados, coberturas de estacionamento e em solo, com uma geração média estimada em 35.000 kWh/mês, considerando a geração ao longo de 12 meses.

Ouça e compartilhe pelo YouTube, ou no seu tocador preferido:  

SpotifyDeezeriTunes Soundcloud 

Veja também

Estudantes em pé junto ao banner de divulgação do resumo de artigo científico

Programa tem edital aberto para novos bolsistas, com inscrições até 02 de maio O Programa Aluno Energia, que incentiva estudantes cotistas do curso de Engenharia

Leia mais
Logomarca do programa aluno energia

Estudantes universitários aprovados por meio de cotas para o curso de Engenharia Elétrica em instituições públicas de ensino superior localizadas no Paraná poderão concorrer a

Leia mais
Eletricista sobre escada no alto do poste, de uniforme cinza, com um bastão laranja nas mãos

A Copel oferta gratuitamente um curso de Formação Básica de Eletricista de Distribuição, destinado a homens e mulheres acima de 18 anos com ensino fundamental completo.

Leia mais