Notícias

PCH Cavernoso – atualização da cheia

A Copel declarou, na noite de ontem (3), estado de emergência na Pequena Central Hidrelétrica Cavernoso, instalada no rio Cavernoso, entre os municípios de Virmond e Candói, no centro-sul do Paraná. A condição de cheia do rio que levou à declaração de estado de emergência melhorou neste sábado (4). A vazão do rio que atingiu o patamar de 1026 m³/s na madrugada, está em 696 m³/s nesta manhã. O nível do reservatório que chegou a 562,93 m em relação do nível do mar, superando o limite de 562,75 m para declaração de estado de emergência, reduziu rapidamente nas últimas horas e, às 9h, retornou à cota 562,16 m, dentro do limite normal de operação.  

Pela regulamentação vigente sobre segurança de barragens, para declarar que a situação retornou ao normal, é necessário realizar uma inspeção às estruturas da barragem, o que está previsto para a próxima terça-feira a depender das vazões previstas para o dia. Cavernoso é uma usina pequena, com potência instalada de apenas 1,3 MW. A Copel mantém contato permanente com a Defesa Civil a respeito da situação.

Veja também

A Copel realizou, desde o começo do ano, a soltura de mais de 5 mil alevinos de surubim-do-Iguaçu (monjolo) – maior peixe nativo do Rio

Leia mais

A Copel encerrou, na última sexta-feira (06), as inscrições para o Desafio Copel de Inovação 2025, maior iniciativa de inovação aberta já realizada pela companhia

Leia mais

A Copel esteve representada, no dia 3 de junho, no Policy Dialogues América Latina: Diálogos de Alto Nível sobre Integridade e Anticorrupção no Setor Privado.

Leia mais