Em 2024, mais de oito mil alunos do Paraná participaram da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), que incentiva o uso seguro e eficiente da energia elétrica, torna os estudantes multiplicadores desse comportamento e fortalece a formação de professores para explorar o assunto em sala de aula. O Estado ocupou a terceira posição do País em desempenho. Desses alunos, 492 foram premiados. A entrega das medalhas aconteceu nas últimas semanas, durante o encerramento do ano letivo. Participam estudantes das turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II.
O primeiro colocado da ONEE 2024 em todo o Paraná foi Mateus Eduardo Hauenstein, de 14 anos. Ele é estudante do 8º ano do Colégio Estadual Nereu Perondi, no município de Ampére, região Sudoeste do Estado. Mateus ganhou um notebook e participou da cerimônia de encerramento da olimpíada, em Brasília.
De acordo com ele, foram muitos os conhecimentos adquiridos. “Aprendi o que é eficiência energética, como calcular o consumo de energia elétrica, como usar os aparelhos elétricos de forma eficiente, o que é o selo Procel, a história da Aneel, energias renováveis e limpas, tipos e formas de energia, segurança no uso da energia elétrica, entre outras coisas que agregaram muito conhecimento em minha vida”, expõe. “Já estou usando esse conhecimento no cotidiano. Ainda acredito que o que eu sei sobre eficiência energética é apenas uma gota num oceano de descobertas”, avalia.
Mateus é um exemplo do sucesso do evento que se estende a várias regiões do Estado. A Escola Estadual Monteiro Lobato, de Terra Rica, no Noroeste, teve dez alunos premiados com medalha de ouro e outros sete com medalha de prata. Em Carlópolis, no Norte Pioneiro, três escolas públicas somam 25 medalhistas na competição. São as escolas estaduais Hercília de Paula e Silva, Carolina Lupion e Joaquim Maximiano Marques, cujos alunos conquistaram uma medalha de ouro, 12 de prata e 12 de bronze.
Em Carlópolis, a cerimônia de entrega das medalhas aconteceu na Escola Estadual Hercília de Paula e Silva. Renata Aparecida dos Santos Toda, gerente da Agência de Santo Antônio da Platina (AGSPL), representou a Copel no evento. “Vejo como muito benéfica essa iniciativa de aproximação do ensino com a realidade, ainda mais quando se trata de um assunto tão importante que é a eficiência energética”, afirma. “Fiquei muito contente por ter uma cidade aqui da nossa região sendo destaque no Paraná. Isso mostra que tudo é possível com determinação e apoio”, complementa.
Em Terra Rica, a entrega das medalhas foi acompanhada por toda a equipe de direção e pedagogia da Escola Estadual Monteiro Lobato. Quem representou a Copel foi Sérgio Pinheiro, gerente da Agência de Paranavaí (AGPVI). Ele parabenizou a escola pelo excelente desempenho na olimpíada. “É muito importante os alunos terem envolvimento com assuntos de sustentabilidade, pois são agentes de transformação em suas famílias e na sociedade, difundindo o conhecimento adquirido durante o projeto”.
Detalhes sobre a ONEE 2024 podem ser obtidos no site oficial da competição https://www.onee.org.br/.

Mateus Eduardo Hauenstein, primeiro colocado no Paraná: “Já estou usando os conhecimentos no cotidiano” Fotos: Michel Jesus/Aneel