Notícias

NOTA COPEL – 27/10/2023  

Em virtude da previsão de chuva intensa em algumas regiões do Estado do Paraná no período de 27 a 31 de outubro, as vazões nos rios onde a Copel opera usinas hidrelétricas devem seguir elevadas e os vertedouros das barragens continuarão abertos para manter as represas em níveis seguros de operação. 

IGUAÇU – No rio Iguaçu, as seis grandes usinas hidrelétricas – três operadas pela Copel, estão com as comportas abertas desde o início do mês de outubro. Diante desse cenário de altas vazões e da possibilidade de aumento nas próximas horas, em Foz do Areia, a Copel está mantendo a geração de energia maximizada e todas as comportas do vertedouro abertas – estratégia adotada para manter o nível do reservatório mais baixo para receber o volume de água que vem da cabeceira do Iguaçu, evitando agravar os alagamentos rio acima. Para o final de semana, a previsão do Simepar é de que chuvas mais intensas afetem as regiões centro-sul e sudoeste, o que pode levar a um aumento expressivo das vazões nas usinas Segredo, Salto Caxias e Baixo Iguaçu. 

AÇÃO COORDENADA – A abertura dos vertedouros é um procedimento padrão para garantir a segurança das barragens e da população.  As decisões relativas à operação das usinas são tomadas de forma coordenada com as empresas responsáveis pelas demais usinas hidrelétricas e comando do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 

SEGURANÇA – A Copel reforça que as comunidades ribeirinhas e frequentadores dos rios devem aumentar a atenção nesses períodos de cheia. Quando as usinas estão com comportas abertas e vertendo, a correnteza aumenta tanto acima quanto abaixo da barragem, aumentando o risco de afogamentos e acidentes com embarcações. 

A situação hidrológica dos rios onde a Copel opera reservatórios pode ser acompanhada na página de monitoramento da Copel, no endereço www.copel.com/mhbweb.

Veja também

Em primeiro plano, uma câmera acoplada em um cone de sinalização acompanha o trabalho. Em segundo plano, homem eletricista uniformizado e com capacete e protetor facial consta de joelhos diante de caixa de energia trocando medidor de energia.

A Copel começou nesta semana a instalação de medidores inteligentes – os chamados smart meters – no município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba

Leia mais

A Copel, em parceria com a Indicator Capital, anunciou nesta quarta-feira (24) um aporte de R$ 12,5 milhões na startup brasileira Fu2re, especializada em soluções

Leia mais

O município de Alto Piquiri, na região noroeste paranaense, está recebendo investimentos de R$ 13 milhões da Copel em obras de expansão, modernização e reforço

Leia mais